sábado, 18 de agosto de 2018

Bombas de insulina

CHTS colocou os primeiros dispositivos a crianças com diabetes tipo 1.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) viu a sua candidatura aprovada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Programa Nacional para a Diabetes, e é, desde janeiro de 2018, Centro de Tratamento de Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (PSCI).
Foram atribuídos ao CHTS, para o ano de 2018, um total de 14 dispositivos de PSCI, mais conhecidos como bombas de insulina. A colocação está a ser feita de forma faseada, tendo os dois primeiros dispositivos sido aplicados a 16 de julho. Esta segunda-feira, dia 6 de agosto, foram entregues mais três bombas de insulina a três crianças, de 5 e 6 anos, com diabetes tipo 1.
As bombas de insulina permitem uma melhoria da qualidade de vida, uma vez que dispensam a administração de múltiplas injeções por dia, e uma melhoria do controlo glicémico, pois imitam de uma forma mais próxima a secreção fisiológica de insulina pelo pâncreas.
Susana Lira, responsável pela Consulta Multidisciplinar da Diabetes na Criança e Adolescente, considera que esta modalidade de tratamento constitui um importante avanço na qualidade assistencial a esses doentes. Para Edite Tomás, diretora do Serviço de Pediatria e Neonatologia, a principal vantagem passa por se tratar de um método menos invasivo, menos doloroso, mais fisiológico e com maior qualidade de vida.
Carlos Alberto, Presidente do Conselho de Administração, salienta a importância do CHTS ser um centro de tratamento, porque permite que estas crianças e famílias tenham um acompanhamento de proximidade.
A diabetes tipo 1 é a mais comum entre as crianças e jovens. É uma doença autoimune, em que o pâncreas não consegue produzir a insulina necessária, obrigando a tomas de insulina.
No âmbito do Programa Nacional para a Diabetes, o Ministério da Saúde pretende que, até ao final de 2019, todos os menores com diabetes tipo 1 inscritos na plataforma da DGS tenham acesso gratuito a tratamento com estes dispositivos.
Para saber mais, consulte:
Centro Hospitalar Tâmega e Sousa – http://www.chtamegasousa.pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário