sábado, 18 de agosto de 2018

A Estrela no Verão, as cabras-gestoras e um passeio na maré baixa

Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  


Não, a serra da Estrela não rima só com neve, queijo e cães. Também rima com praias de águas cristalinas e paisagens de cortar a respiração. Vá à Estrela no Verão, é esta a minha primeira sugestão de hoje. E foi este o desafio que lancei à Andreia Marques Pereira e ao Nelson Garrido: vão para lá e voltem com propostas irrecusáveis. Eles não deixaram créditos por mãos alheias: aquiestá todo um percurso à volta da água – e de pessoas que tornam a serra da Estrela ainda mais interessante; e aqui está outro roteiro do que não pode mesmo perder. Vamos refrescar o Verão no topo de Portugal continental?

Só porque estamos a falar da mesma dupla, da Andreia e do Nelson, seguimos agora para Sistelo, Arcos de Valdevez, para conhecer Hugo Novo e o seu rebanho de cabras-gestoras. Ele, que era professor, deixou as escolas para trás e dedica-se agora à criação de gado. Eis o protagonista da semana.

Com o Abel Coentrão e o Paulo Pimenta fazemos um passeio na maré baixa. Explicando: o concelho de Esposende criou trilhos intertidais que são autênticos projectos de conservação da biodiversidade. A partir deles, podemos conhecer e valorizar a vida marinha. A ordem é para chapinhar na água.

Continuamos rodeados de água por todos os lados. A Alexandra Prado Coelho foi a São Miguel, Açores, ao Festival do Caldo de Rabo de Peixe. Nos entretantos, ficou a conhecer os passeios em barcos de pesca que a HáMar disponibiliza a quem chega de visita.

No capítulo Algarve, temos a autocaravana da Rute Barbedo, que esta semana chega à Ingrina; e a casa algarvia com sotaque belga que a Mara Gonçalves foi conhecer.

Por fim, os assuntos da mesa: eu estive no Six Senses Douro Valley, em Samodães, Lamego, e tive a oportunidade de experimentar as criações de Ljubomir Stanisic e Alexandre Silva num jantar a quatro mãos; já o José Augusto Moreira foi tirar as medidas ao Praia da Luz, restaurante de ambiente moderno, requintado e com vistas impagáveis para o mar. A crítica está aqui.

Hoje fico-me por aqui. Para a semana há mais. Até lá, boas viagens!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário