sábado, 18 de agosto de 2018

Alerta do Infarmed

Recolha voluntária de lotes de preservativos Durex.
De acordo com circular informativa do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o fabricante Reckitt Benckiser Healthcare está a proceder à recolha voluntária de vários lotes de preservativos Durex Real Feel (12 unidades) e Durex sem látex (12 unidades).
Segundo o fabricante, os lotes de preservativos da Durex que estão a ser recolhidos, que não cumprem os requisitos de pressão de rutura nos testes de durabilidade de produto, têm prazos de validade entre dezembro de 2020 e março de 2021.
Apenas os preservativos de lotes afetados podem apresentar um aumento do risco de rutura durante a sua aplicação ou uso, devendo sempre ser seguida a informação constante na rotulagem do produto: «Consulte o médico ou farmacêutico se o preservativo romper ou verter durante o uso (no máximo nas 72 horas seguintes)». O número do lote encontra-se indicado na parte inferior da embalagem, bem como no invólucro de cada preservativo.
No sentido de reforçar a divulgação desta recolha, o Infarmed recomenda o seguinte:
  • Os consumidores que disponham de embalagens pertencentes aos lotes afetados devem proceder à sua devolução:
    • Diretamente ao fabricante, contactando a Linha de Apoio da Durex (808 203 300);
    • No local onde o produto foi adquirido;
    • Em qualquer farmácia.
  • Os distribuidores, retalhistas e farmácias devem parar a comercialização dos lotes afetados, proceder à sua recolha do mercado e colocá-los em quarentena para posterior devolução.
  • Mais informações acerca desta recolha poderão ser obtidas em http://www.durex.pt/recolha-de-produto/ ou através da Linha de Apoio (808 203 300).

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com este dispositivo devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed, através dos seguintes contactos: telefone 217 987 145; fax 211 117 559; e-mail dvps@infarmed.pt.
Para saber mais, consulte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário