sábado, 18 de agosto de 2018

Maioria de alunos de escolas do Porto contra violência doméstica e no namoro, diz estudo

Mais de 86% dos alunos de sete escolas do Porto manifesta ser contra a violência doméstica e no namoro, revela um estudo promovido por uma associação de defesa dos direitos das mulheres, que abrangeu cerca de 500 estudantes.
Denominado Projeto Beija-Flor 2.0. e promovido pela Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres (ADDIM), o estudo decorreu nos últimos dois anos "em sete escolas do Grande Porto", abrangendo "mais de 500 crianças e jovens", incluindo "turmas desde o pré-escolar até ao 3.º ciclo", afirma, em comunicado enviado à Lusa, a associação.
"Desenvolver uma maior consciência acerca de diversas formas de vitimação a que estão vulneráveis nas suas faixas etárias, desconstruir crenças de género e acerca da violência que legitimem a prática de comportamentos abusivos", seja no "namoro, contexto escolar ou no âmbito doméstico" através do ‘bullying/cyberbullying’, são alguns dos objetivos deste projeto.
O projeto, de acordo com o documento, visa ainda "desenvolver competências pessoais e sociais, nomeadamente de comunicação e resolução de problemas, que os/as tornem cidadãos mais ativos, conscientes e menos vulneráveis à vitimação".
De acordo com as conclusões, "mais de 86% dos/as alunos/as são intolerantes a crenças legitimadoras da violência doméstica e/ou no namoro, mais de 85% revela concordância com afirmações que traduzem um relacionamento interpessoal ajustado, mais de 70% dos intervencionados posicionam-se a favor da igualdade de género e mais de 70% são intolerantes a crenças legitimadoras do ‘bullying’".
O documento refere ainda que "97,7% das crianças revela concordância com afirmações que traduzem um bom conhecimento sobre o seu corpo e sexualidade (vs. 80,8% inicialmente), resultados que a ADDIM considera "cruciais para a prevenção de abuso sexual".
Os números mostram também uma evolução favorável no 2.º ciclo, com "73,3% dos/as alunos favorável a crenças igualitárias de género (vs. 67,6% inicialmente), 86,7% dos/as alunos é intolerante a crenças legitimadoras da violência doméstica e/ou no namoro (vs. 82,4% inicialmente), 76,7% dos/as alunos é intolerante a crenças legitimadoras do bullying (vs. 55,9% inicialmente) e 90% dos/as alunos/as revela concordância com afirmações que traduzem um relacionamento interpessoal ajustado (vs. 70,6% inicialmente)".
No 3.º ciclo do ensino básico os números mostram que 94,7% dos/as alunos é favorável a crenças igualitárias de género (vs. 83,3% inicialmente), 89,5% dos/as alunos é intolerante a crenças legitimadoras da violência doméstica e/ou no namoro (vs. 77,8% inicialmente), 71,1% dos/as alunos é intolerante a crenças legitimadoras do bullying (vs. 61,1% inicialmente) e 86,9% dos/as alunos/as revela concordância com afirmações que traduzem um relacionamento interpessoal ajustado (vs. 83,3% inicialmente).
Chamando a atenção para o facto de que em "Portugal tem-se privilegiado a utilização de estratégias de prevenção secundária e terciária, que têm lugar apenas quando o problema se encontra instalado", a presidente da ADDIM, Carla Mansilha Branco, disse à Lusa que a estratégia deste projeto é fazer "prevenção primária".
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário