sábado, 6 de fevereiro de 2021

Teleconsulta | Insuficiência cardíaca

ULS Castelo Branco monitoriza à distância doentes com a patologia.

O Serviço de Cardiologia do Hospital Amato Lusitano, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) Castelo Branco, está a trabalhar num projeto em que os doentes com insuficiência cardíaca partilham os seus dados sem terem de se deslocar a Castelo Branco, foi hoje anunciado.

«Trata-se de uma teleconsulta, mas com dados objetivos, obtidos em tempo real a partir dos dispositivos implantados, alguns para tratamento da insuficiência cardíaca, mas também de pacemakers corrigindo bloqueios cardíacos», disse à agência Lusa o Diretor do Serviço de Cardiologia, Francisco Paisana.

O hospital começou a trabalhar com o Centro de Saúde da Sertã neste projeto há cerca de um ano, que permite que os doentes com insuficiência cardíaca consigam partilhar os seus dados sem terem de se deslocar à unidade de saúde albicastrense.

A Sertã, no distrito de Castelo Branco, é um dos concelhos com maior número de pessoas a implantar pacemakers, um cenário que é justificado pelo envelhecimento da população.

Este município é ainda um dos que está mais distante do Centro de Pacing da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB).

Este projeto permite que os doentes da Sertã e dos concelhos limítrofes possam ser seguidos.

A tecnologia utilizada permite ainda efetuar a consulta de vigilância dos parâmetros de funcionamento, transmitindo a partir do Centro de Saúde para a Unidade de Pacing de Castelo Branco que regista e orienta futuras consultas.

«Assim temos a vantagem da consulta de proximidade com os benefícios inerentes». Não só na «implantação e vigilância remota dos pacemakers alocados ao tratamento da insuficiência cardíaca (onde se inclui o pacing hisiano), mas também na vigilância em tempo real dos pacemakers comuns”, sublinha o cardiologista.

Projeto permite controlo sobre o estado do doente e redução de custos associados

A insuficiência cardíaca atinge mais de 400 mil portugueses, sendo fortemente incapacitante e causadora de uma grande deterioração da qualidade de vida. Adicionalmente, esta patologia representa 3,4% dos custos anuais em saúde e é a primeira causa de internamentos acima dos 65 anos.

Face a estes números, Francisco Paisana realça a importância em reconhecer que a insuficiência cardíaca implica um diagnóstico e tratamento rápido para controlo da condição.

Este projeto permite um controlo sobre o estado do doente, possibilitando a gestão de cenários de crise e facilita ainda uma redução de custos associados, especialmente para a população que teria de se deslocar de ambulância ou táxi até Castelo Branco.

Além disso, devido ao período de pandemia que se vive, é um projeto seguro para os doentes, observa ainda o responsável.

Visite:
ULS Castelo Branco – http://www.ulscb.min-saude.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário