sábado, 6 de fevereiro de 2021

Covid-19 | Combate às notícias falsas

Plataformas digitais unem esforços para combater a desinformação sobre as vacinas.

O programa de monitorização e eliminação das “fake news” (notícias falsas) relacionadas com a pandemia da Covid-19, que junta plataformas digitais como o Facebook, Google, Microsoft, Twitter e TikTok, uniu esforços para combater a desinformação sobre as vacinas na União Europeia.

A Comissão Europeia tem vindo a considerar que a difusão de notícias falsas e enganosas está a “minar os processos de vacinação nos diferentes países”.

Os relatórios de acompanhamento, que foram elaborados pela Comissão Europeia tendo por base a informação relatada pelas plataformas, revelam os “esforços contínuos por parte dos das plataformas para abordar a desinformação em torno da covid-19”.

O executivo comunitário verificou desde logo que, em dezembro de 2020, quando arrancou o processo de vacinação na UE, foram adotadas medidas como a eliminação ou redução de conteúdos com informações falsas ou enganosas, a limitação de comportamentos manipuladores ou da falsa publicidade, a colaboração com mais verificadores de factos e investigadores e ainda a promoção de fontes de informação fidedigna.

A Comissão Europeia solicita mais empenho às plataformas e pede que continuem a aplicar o programa pelo menos até junho de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário