sábado, 6 de fevereiro de 2021

AVEIRO | ATIVIDADE LETIVA À DISTÂNCIA: CÂMARA EMPRESTA COMPUTADORES A ALUNOS DO 1.º CICLO E MANTÉM MEDIDAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS

 Manutenção da Escola de Acolhimento e do acompanhamento à distância para Crianças do Pré-Escolar 

Refeições garantidas e novo cabaz com 10 refeições para alunos necessitados 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em consequência do Decreto nº3-D/2021, de 29 de janeiro, que determina a retoma das atividades educativas e letivas em regime não presencial a partir da próxima segunda-feira, dia 08 de fevereiro, e após auscultação dos vários Diretores dos Agrupamentos de Escolas do Município de Aveiro e do Diretor da Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, decidiu tomar várias medidas para fazer face a este novo modelo de funcionamento do presente ano letivo (documento em anexo).

Entre as principais medidas tomadas destaca-se desde logo o facto de a CMA estar a proceder à entrega, a título de empréstimo, de computadores portáteis e/ou acessos à internet aos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico que manifestaram necessidade junto dos respetivos Docentes. Numa primeira fase serão contemplados os Alunos de Escalão A e B da Ação Social Escolar, e numa segunda fase os restantes Alunos, que comprovem a real necessidade destes apoios tecnológicos. Os Encarregados de Educação serão contactados pela CMA para procederem ao levantamento dos respetivos equipamentos, sendo que as entregas já se iniciaram hoje, no Centro de Congressos de Aveiro.

De realçar a manutenção da Escola de Acolhimento para receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes de trabalhadores de serviços essenciais, na Escola e Jardim de Infância de Santiago. Os interessados que reúnem as respetivas condições devem entrar em contacto com a CMA (educacao@cm-aveiro.pt) ou com o Agrupamento de Escolas de Aveiro (diretor@aeaveiro.pt), parceiro da CMA na gestão desta iniciativa.

As Famílias utilizadoras das Atividades de Animação e Apoio à Família em período de interrupção letiva, continuarão a ter disponível a cedência de uma mochila com materiais, atividades e respetivo acompanhamento online dos monitores.

Os Alunos que vierem a ser identificados como não tendo condições para acompanharem o Ensino à Distância pela internet, e que serão integrados em grupos presenciais nos estabelecimentos de ensino, terão acesso ao transporte escolar e ao serviço de refeição escolar no próprio estabelecimento de ensino, sempre que necessário, devendo os Encarregados de Educação procederem à marcação das refeições na plataforma SIGA.

Manutenção e reforço do apoio alimentar a Crianças e Jovens

Atenta à importância da nutrição alimentar das nossas Crianças e Jovens, a CMA vai manter o serviço de apoio alimentar dirigido aos alunos de Escalão A e Escalão B, desde o pré-escolar ao ensino secundário, devendo os Encarregados de Educação manifestarem a respetiva necessidade e/ou interesse através da Plataforma SIGA, utilizada normalmente para a marcação de refeições escolares, devendo proceder a essa manifestação de necessidade entre o dia 8 e o dia 10 de fevereiro.

Atendendo a que voltamos ao funcionamento das atividades letivas, embora em formato à distância, os Alunos de Escalão A terão direito ao cabaz alimentar gratuitamente, enquanto que os Alunos de Escalão B terão acesso ao mesmo cabaz alimentar mas com o habitual pagamento de 50% do valor da refeição escolar, ou seja, 0,73€.

A CMA, em articulação com o seu prestador de serviço de refeições escolares, fornecerá um cabaz de bens alimentares às famílias que manifestarem essa necessidade, sendo o mesmo entregue até ao dia 16 de fevereiro, na sede do respetivo Agrupamento de Escolas de origem. Este cabaz corresponde a 10 refeições, ou seja, do período de 8 a 19 de fevereiro. Este apoio alimentar será gerido à quinzena enquanto se mantiver o ensino à distância.

Da mesma forma, a CMA através do Serviço de Psicologia e Aconselhamento, vai organizar uma sessão semanal online sobre os impactos da Covid-19, de modo a manter um canal de comunicação com os Encarregados de Educação e Docentes, enquanto que em cooperação com Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aveiro vai prosseguir o acompanhamento e apoio de todas as situações de vulnerabilidade que sejam detetados.

Transportes Escolares em funcionamento

Os horários dos transportes escolares também se vão manter em funcionamento até nova decisão, exceto as carreiras exclusivamente escolares, podendo alguma ser ativada em caso de necessidade identificada pelos Agrupamentos de Escolas. Neste âmbito a CMA e a ETAC / Transdev / Aveirobus, farão uma avaliação diária sobre o funcionamento dos transportes públicos municipais, e se forem tomadas outras medidas de alteração da oferta, serão devidamente comunicadas.

Estamos Juntos neste Combate ao Coronavírus / Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário