quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Albergaria-a-Velha recebe o primeiro OSGeo Meetup

Albergaria-a-Velha vai receber a primeira edição do OSGeo Meetup, organizado pela OSGeo-PT – Associação de Software Livre para Sistemas de Informação Geográfica. O encontro, marcado para o próximo dia 27 de outubro na Biblioteca Municipal, vai reunir dezenas de técnicos municipais e especialistas em sistemas de informação geográfica. A participação no evento é gratuita e aberta a todos interessados, mas a inscrição é obrigatória e pode ser efetuada em http://osgeopt.pt/meetup/.

Este primeiro OSGeo Meetup vai abordar o tema “SIG Open-Source nas Autarquias” e tem o objetivo de divulgar projetos que utilizem tecnologias, dados e padrões abertos na área de sistemas de informação geográfica. Um Meetup é um encontro, mais ou menos informal, que permite a partilha de experiências, ideias e questões de técnicos ou apenas de pessoas interessadas, com mais ou menos experiência, que querem conhecer e aprender sobre software aberto para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e como o podem usar na sua autarquia.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, que é parceira do evento organizado pela OSGeo-PT, vai apresentar o seu novo portal SIG, que está a funcionar numa plataforma de software livre. Atualmente o sistema é acessível apenas para os Serviços da Autarquia, mas deverá ficar disponível ao público a partir do dia 27 de outubro, com possibilidade de os próprios munícipes poderem, entre várias funcionalidades, imprimir as plantas obrigatórias para instrução de processos de licenciamento.

O Município de Albergaria-a-Velha tem vindo a adotar sistemas de software livre, como é o caso do Arquivo Municipal (arquivo.cm-albergaria.pt), alcançando poupanças significativas em licenciamento de programas, garantido a sua manutenção e possibilidade de migração de dados para outras plataformas.

Albergaria-a-Velha já recebeu cinco “partys” de OpenStreetMap, encontros em que os participantes percorrem o terreno procedendo à sua georeferenciação, produzindo informação que depois é compilada num mapa digital acessível ao público, e sempre numa lógica de disponibilização de dados abertos a toda a comunidade.

O OSGeo Meetup conta já com mais de 70 inscrições, com participantes do Porto, Lisboa, Pinhel, Sesimbra, Vale de Cambra, Águeda, Guimarães, entre outros. Nos dois dias seguintes, 28 e 29 de outubro, o encontro prossegue em Águeda com uma oficina de dados abertos, destinada a quem queira experimentar, trocar ideias ou aprofundar conhecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário