quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Alunos do Programa Erasmos integrados na UA doaram sangue no Posto Fixo da ADASCA

Com frequência a ADASCA é visitada por alunos da Universidade de Aveiro, com o propósito de doarem sangue ou obter informações diversas, visitas essas que muito honram a dissecação da associação.

Ontem, a ADASCA recebeu um bom grupo de alunos do Programa Erasmos, tendo alguns dos seus elementos doado sangue, uns porque já são dadores, outros pela primeira vez.

A ADASCA está impedida pelo Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra, de realizar sessões de colheitas nas instalações da UA, com a excepção da ESSUA, com quem mantém um Protocolo há uns anos, levando assim a pensar que existem interesses instalados, aliás como acontece um pouco por todo o lado.

As imagens aqui disponibilizadas testemunham o convívio salutar entre os jovens, o intercâmbio linguístico, a satisfação de puderem contribuir com um pouco do seu sangue para que outros que nem conhecem, possam ter melhor qualidade de vida.

O gesto da doação de sangue tem vindo a ser desconsiderada, muitos dadores nem sequer se apercebem do modelo de atendimento de que são alvo. A notória deficiência na informação que lhes é fornecida, principalmente àqueles que não são aprovados, saindo do local com dúvidas sobre as causas do seu impedimento. Será que estamos perante truques clínicos ou administrativos que não convém ser revelados a quem se disponibiliza para ser solidário, percorrendo algumas dezenas de quilómetros? O direito à informação é claro, e só ao potencial dador diz respeito.

Aos coordenadores do Programa Erasmos, é expresso publicamente o mais sincero OBRIGADO em nome dos doentes, na certeza que o fariam bem melhor do que nós. Aos jovens que doaram sangue, fiquem com a convicção de que prestaram um valioso gesto, pois só assim se salvam mais vidas.

J. Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário