quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ARANHAS CONSEGUEM OUVIR AS PESSOAS A FALAR E A CAMINHAR (MESMO SEM TÍMPANOS)


 
d.westongreen / Flickr
As aranhas não têm tímpanos, mas conseguem ouvir sons a quase cinco metros de distância. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores, de forma acidental, graças a uma cadeira a ranger.
Era uma certeza para a comunidade científica que as aranhas não podiam ouvir, mas apenas sentir vibrações no ar a poucos centímetros de distância, porque estes animais não têm tímpanos.
Contudo, um novo estudo publicado na Current Biology revela que, afinal, as aranhas podem ouvir sons situados a quase cinco metros de distância.
Investigadores da Universidade Cornell, em Nova Iorque, nos EUA, estavam a fazer uma pesquisa em torno de uma espécie específica de aranha saltadora, a Phidippus audax, quando, de forma acidental, fizeram a descoberta.
Paul Shamble, o líder da investigação, conta ao site Phys.org que foi tudo graças a uma cadeira de laboratório que rangia.
A equipa estava a registar gravações neurológicas do cérebro de aranhas para estudar o seu sentido de visão quando repararam que os neurónios reagiam em resposta ao som da cadeira.
Esses mesmos neurónios reagiram a palmas batidas a quase 5 metros de distância.
As aranhas podem assim, ouvir as pessoas “a falar e a caminhar”, destaca o investigador Gil Menda, também envolvido na pesquisa, em declarações à revista New Scientist.

O “Sentido Aranha”

Os cientistas acreditam que as aranhas utilizam pêlos sensoriais nas pernas dianteiras para sentir as vibrações a moverem-se através do ar e “registar sons distantes”.
Estes pêlos estarão sintonizados em diferentes frequências, em cada aranha, e os investigadores acreditam que as suas capacidades de audição terão “evoluído para as ajudar a evitar predadores”, refere a New Scientist.
Nas experiências realizadas, detectou-se que a capacidade de audição da aranha saltadora é “mais sensível a frequências que lhes permitem ouvir as batidas de asa das suas inimigas, as vespas parasitas”.
“Nos filmes, o Homem Aranha tem este estranho “sentido aranha” que o ajuda a sentir o perigo – parece que o “sentido aranha” da vida real das aranhas pode ser ouvir“, conclui assim Gil Menda.
Os investigadores já encontraram capacidades semelhantes em pelo menos cinco espécies diferentes de aranhas. E como “todas as aranhas têm estes pêlos [nas pernas dianteiras], parece algo que muitas aranhas podem fazer”, destaca Menda na New Scientist.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário