quinta-feira, 20 de outubro de 2016

360º - A nova bomba de Trump. Aceitar o resultado das eleições? "Vou deixar-vos em suspense, OK?"

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Donald Trump largou uma bomba ao retardador no último debate com Hillary Clinton. Quando lhe perguntaram se aceitaria o resultado das eleições, mesmo que fosse uma derrota, respondeu: “Vejo isso na altura. Vou deixar-vos em suspense, OK?”. Nunca se tinha ouvido nada assim numa campanha presidencial. As sondagens deram a vitória no frente a frente a Hillary, mas foi o resultado mais renhido dos três debates: 52%-39%.

O Benfica ganhou 2-0 ao Dínamo de Kiev, o que deixa o clube mais tranquilo na Liga dos Campeões. O Rui Miguel Tovar conta como tudo se passou na crónica do jogo, que pode ler aqui.

Durante a madrugada, a GNR cercou as aldeias de Gache e de Ludares, em Vila Real, mas não conseguiu apanhar o fugitivo dos crimes de Aguiar da Beira. As buscas continuam hoje e já se ouvem críticas: Mário Mendes, ex-secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, disse ao DN, que há "falhas de coordenação bastante grandes" entre as forças policiais.


Informação relevante
Como dizia Sérgio Godinho, há dias de manhã em que um homem à tarde não pode sair à noite. Ontem foi um desses dias para António Costa. Tudo correu mal no governo e na "geringonça". As coisas descarrilaram logo com a entrevista do secretário de Estado Rocha Andrade a avisar que "todos os membros do Governo têm uma lista de entidades sobre as quais não devem tomar decisões" e, como explicam aqui a Rita Tavares e a Rita Dinis, só foram piorando com o passar das horas: as mudanças nos recibos verdes provocaram uma guerra de protagonismo entre o BE e o PCP, ao mesmo tempo que a secretária de Estado da Segurança Social tentava dizer que era tudo "prematuro"; no Parlamento, os partidos da esquerda criticaram o ordenado do novo presidente da Caixa; e até houve queixas por causa do Tratado Orçamental.

Mas vamos lá voltar ao começo: o que é que estava na cabeça de Rocha Andrade quando deu aquela entrevista? Estava a referir-se a quê quando disse a frase "Já me foram presentes decisões para tomar relativamente a outras entidades em que tive a necessidade de invocar essa escusa, porque se verificavam situações que comprometiam a minha capacidade de decisão"? O Rui Pedro Antunes foi consultar novamente a declaração de rendimentos que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais entregou ao Tribunal Constitucional e não viu nada que justificasse isto. Ao que o Observador apurou, serão decisões relativas a pessoas com as quais tem relações pessoais de grande proximidade.

E em relação ao salário do novo presidente da Caixa Geral de Depósitos, como é que as coisas ficaram?

  • No Parlamento, houve uma gigantesca confusão: PSD, CDS, PCP e BE concordam que o ordenado deve ser mais baixo do que os anunciados 423 mil euros anuais mas não conseguiram votar em conjunto para impedir isso, deixando-se enrolar em discussões de detalhe.
  • Em Belém, houve um aviso: depois de ter promulgado o decreto-lei que permitia o aumento de salários, o Presidente disse ontem que, havendo dinheiro público na CGD, “não é possível nem desejável pagar o que se pagaria se fosse um banco privado sem fundos públicos”.
  • Em São Bento, houve uma certeza: ao final da noite, António Costa deixou uma frase definitiva a um grupo de militantes socialistas: “Pode ser impopular o vencimento, mas eu não arrisco a má gestão da Caixa”.
Quando entregou o Orçamento, o Governo garantiu que a carga fiscal vai descer ligeiramente. Os partidos da direita dizem o contrário. A Ana Suspiro fez um fact check ao assunto.

A agenda de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa anda muito preenchida por estes dias:
O Exército já interrogou várias pessoas sobre a morte de dois militares em treinos dos Comandos. E tudo indica que não terão estado em causa “infrações disciplinares” por parte dos responsáveis pela formação. Ainda falta o resultado das autópsias.

Mais um problema para as obras na Segunda Circular:segundo João Gonçalves Pereira, vereador do CDS, a composição do júri que tomou decisões sobre a obra foi alterada várias vezes, o que pode tornar o processo nulo. Hoje, o tema é discutido na câmara.


Os nossos Especiais
"Deixar um bebé sozinho a chorar durante a noite é como abandoná-lo". A frase, que dá seguramente para muitas discussões, é de Helen Ball, investigadora na área da antropologia, fisiologia e biologia do sono do bebé e consultora da UNICEF. Numa entrevista à Rita Ferreira, a especialista explica a sua tese e dá alguns conselhos.


Notícias surpreendentes

Os europeus chegaram ontem a Marte por volta das 17h35. A missão ExoMars 2016 quer descobrir se há sinais de vida.

É a primeira rede social de realidade aumentada e é portuguesa. Quando alguém chega a um local, tira uma foto e a partilha na rede social, um amigo pode ver aquela imagem desde que vá ao mesmo sítio. Os criadores da Catxy descrevem-na comouma espécie de "Pokémon Go da vida real".

A nova edição do FIFA 17 traz uma novidade: o modo The Journey permite acompanhar um jogador fora do estádio. Os críticos de videojogos da Rubber Chicken já experimentaram: "É uma excelente viagem na primeira pessoa ao mundo do futebol".

Há edifícios altos, muito altos e altíssimos. Durante quatro mil anos, a Grande Pirâmide de Gizé, com 145 metros, foi a construção mais alta feita pelo ser humano. Mas agora parece que há recordes todos os dias. A explicação para isso - e as fotos dos maiores edifícios, está aqui.

"Café Society" é o novo Woody Allen e estreia hoje.Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas: "É um filme de uma simplicidade aparente, enganadora".
Há mais dois filmes para ver: "Abril e o Mundo Extraordinário" é uma animação de longa-metragem "a que os apreciadores de ficção científica alternativa e steampunk chamarão um figo"; e "O Ornitólogo", do português João Pedro Rodrigues, é "uma interpretação muito pessoal, bastante transgressora – para o lado homoerótico e “pasolinesco” –, e crescentemente estetizante, alegórica e desconcertante, da vida de Santo António de Pádua".

"A Canção de Lisboa", "A Menina da Rádio", "O Delfim".A Academia Portuguesa de Cinema inaugurou uma exposição com alguns dos cartazes mais emblemáticos do cinema português. Veja já alguns exemplos.

Quando acabar esta viagem pelo cinema português, regresse aoObservador - vai ser um dia cheio de notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário