quinta-feira, 20 de outubro de 2016

VÍDEO-CONVITE PARA ESTUDAR EM LISBOA É UM SUCESSO (MAS TAMBÉM UMA GRANDE PARÓDIA)


 



Um vídeo encomendado pela Câmara Municipal de Lisboa para incitar os estrangeiros a virem estudar para a capital portuguesa está a ser um êxito na Internet. Contudo, as imagens que mostram um alemão apaixonado por Lisboa estão também a lembrar o pior que a cidade tem para oferecer.
Criado no âmbito do projecto “Study in Lisbon“, lançado neste mês pela autarquia da capital, o vídeo-convite intitulado “Study in Lisbon – A Life Lesson” (Estudar em Lisboa – Uma Lição de Vida) procura aliciar os estudantes estrangeiros a virem estudar para Lisboa.
Nas imagens, Tom, apresentado como um estudante alemão de Erasmus, confessa a sua paixão pela cidade, numa espécie de carta aos pais a explicar porque não consegue ir embora. A terminar o vídeo, deixa-lhes o convite para o visitarem na capital portuguesa.
Criado pela produtora portuguesa Forever in Movies, responsável por campanhas para marcas como a Dove, o Lidl e a TAP, o vídeo está a ser um êxito na Internet.
Segundo dados da produtora, em apenas três dias, o vídeo já teve mais de meio milhão de visualizações e motivou mais de 10 mil partilhas.
Na publicação na página da Invest Lisboa no Facebook, que também está envolvida na iniciativa da Câmara, há vários comentários de estrangeiros que confessam também, o seu “amor por Lisboa”.
É o caso do húngaro Jeney Erzsébet, que se diz apaixonado pelo “estilo de vida português”, pelo “sol, mar, bons vinhos e comidas, coração aberto, pessoas adoráveis, paisagens maravilhosas” e “fantástica cultura musical”.
No entanto, simultaneamente, vão também surgindo portugueses – em particular lisboetas – a lembrarem os problemas da cidade, como o trânsito caótico e as obras por todo o lado, os taxistas e os atrasos do Metro.
E começam já a aparecer as primeiras paródias ao vídeo.
Há também quem se queixe do aumento no preço das rendas das casas, com a chegada de tantos estrangeiros para viverem na cidade, e a utilizadora do Facebook Maria de Moura ironiza: “é óptimo viver em Lisboa, com vencimentos da Alemanha“.
“Com ordenados de 500 euros e rendas de 750 euros por um T0 de 20m2 no centro, esta cidade é o expoente máximo da hipocrisia”, queixa-se por seu turno o utilizador Tiago Câmara no Facebook da Invest Lisboa.
Somos uma espécie de xanax… Um país triste e pobre por dentro, mas de sorriso na cara“, desabafa.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário