quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Albufeira: Nadadora-salvadora de Gondomar salva polícia irlandês do mar

Resultado de imagem para Albufeira: Nadadora-salvadora de Gondomar salva polícia irlandês do mar
Uma nadadora-salvadora, ao serviço da associação AquaForm, salvou esta quarta-feira um turista irlandês em dificuldades no mar, na praia de São Rafael, em Albufeira. O salvamento foi difícil, devido à diferença de envergadura física entre vítima e socorrista, que atuou sozinha.

A situação aconteceu por volta das 13 horas, numa altura em que estavam na praia cerca de 200 pessoas. Vera Ribeiro, de 31 anos, uma professora de Educação Física, natural de Gondomar, estava sozinha na praia, porque o colega estava na hora de almoço.
"Estava na linha de água e vi o homem a entrar na água e pouco depois percebi que estava em dificuldades, que teria sido apanhado por uma corrente da qual já não conseguia sair sozinho", contou ao JN a nadadora-salvadora. Acrescentou que entrou na água ao encontro da vítima, mas que não se aproximou demasiado por uma questão de segurança.
"Ele estava em situação de pré-pânico, por isso, não podia ficar num ponto em que ele me pudesse agarrar. Tive de o acalmar primeiro, pedir-lhe para se colocar em posição de segurança e só depois me aproximei", descreveu.
A operação não foi fácil, devido à elevada estatura do turista irlandês, que obrigou Vera Ribeiro a um esforço extra para o transportar para terra. "Tive de submergir com ele e quando tinha condições para isso nadei para o meu lado esquerdo. Chegámos os dois exaustos e as pessoas que estavam na praia ajudaram-nos na parte final", contou a destemida socorrista.
Vera Ribeiro confessou que nem pensou bem no perigo, concentrando toda a sua ação na missão de salvamento. E no final, confessa, que teve "a melhor recompensa": "Ele deu-me um abraço longo e duradouro, isso foi o mais importante".
A vítima, um agente da polícia irlandesa estava na praia acompanhado pela mulher. Ambos não se cansaram de agradecer a Vera Ribeiro pela sua ação destemida.
De notar que, desde 15 de outubro, não é obrigatória a presença de nadadores salvadores, mas este concessionário assegurou a permanência das equipas, o que veio a permitir salvar uma vida. Atualmente as praias de Albufeira, principalmente em dias quentes como o desta quarta-feira, continuam com muita afluência de banhistas.

JN

Foto: DR

Comentário: a pessoa certa no local certo, na hora certa, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário