sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Hora de Fecho: A primavera marcelista (e o verão também)

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Marcelo chegou a PR há seis meses. É popularíssimo. Extravasa ou amplia os poderes presidenciais? Tornou-se omnipresente com uma agenda que deixa a equipa exausta. Desvendamos os segredos de Belém.
Um português morreu e três ficaram feridos na sequência de um acidente de comboio esta manhã em O Porriño, na Galiza. O acidente matou no total quatro pessoas.
O serviço é partilhado pela CP e pela Renfe, mas o equipamento é espanhol e está alugado à empresa portuguesa. Já está a decorrer um inquérito para perceber o que se passou.
O ex-primeiro-ministro português António Guterres venceu a quarta votação do Conselho de Segurança para próximo Secretário-Geral da ONU com 12 votos de "encorajamento". Teve dois votos contra.
Hugo Abreu morreu após o exercício do "carrossel". "Para testares uma pessoa tens de quebrá-la", diz um instrutor. Conheça a dureza da instrução e as mortes que levaram ao fim do regimento em 1993.
A taxa de militares que fica pelo caminho durante o Curso de Comandos ronda os 45%. No curso de Hugo Abreu e dos militares internados, agora suspenso, ninguém desistiu nas primeiras horas.
O primeiro-ministro, António Costa, diz que é ainda "cedo" para discutir o Orçamento do Estado (OE) para 2017 e sublinhou que o ministro das Finanças foi "claro" esta manhã em declarações sobre o IRS.
O ministro das Finanças garantiu que as famílias não irão pagar mais impostos diretos. O Orçamento de Estado para 2017 será apresentado à Comissão Europeia até 15 de outubro.
A Comissão Europeia retirou a proposta sobre o fim das taxas de 'roaming' previsto para junho de 2017. Foi instrução de Jean-Claude Juncker. Um novo texto deverá ser apresentado nos próximo dias.
A Comissão Europeia considera "fundamental" que o processo de suspensão parcial de fundos a Portugal e Espanha avance rapidamente. "Não há tempo a perder", diz o comissário Pierre Moscovici.
As exportações de bens diminuíram 4,6% em julho, segundo o INE. Já as importações de bens decresceram 7,2% face ao mesmo mês de 2015, informa o instituto de estatísticas. 
Opinião

Rui Ramos
A atitude atribuída ao presidente parece derivar da ideia de que a melhor maneira de derrubar António Costa é deixá-lo governar. É a velha teoria portuguesa de que, em certos casos, o poder "queima".

Miguel Tamen
A expressão ‘regresso às aulas’ imita a expressão ‘regresso a casa.’ Ouve-se dizer que a escola é uma casa. Mas a escola é mais parecida com uma paragem de autocarro ou uma loja que com uma casa.

Helena Garrido
O Verão está a chegar ao fim. Quem por cá ficou adorou o bom tempo de praia. Voltamos à realidade. Vamos continuar a viver no fio da navalha. Mas pode (ainda) ser diferente. 

Paulo Tunhas
Não há atentado, hoje em dia, que não encontre logo alguém muito vocal para dizer que a culpa no fundo é nossa. Há, é claro, além de um furioso apetite de negação, muito racismo inconsciente na coisa.

Wilson Bastos
Os brasileiros são um povo duro. E quando a dureza não é suficiente para resolver, então eles têm tendência para encontrar uma forma de conseguir que as coisas funcionem – à sua maneira.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário