quinta-feira, 25 de junho de 2026

Nasce em Torres Vedras um Novo Polo de Enfermagem


Foi aprovada a criação de um novo polo de saúde de Enfermagem em Torres Vedras. Esta decisão permitirá o lançamento da formação superior nesta área no Concelho, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Lisboa.

A concretização deste projeto representa um marco na estratégia municipal para o setor da saúde deste executivo, reforçando a aposta na qualificação, na formação e no desenvolvimento sustentado de novas respostas com impacto local, regional e nacional.
O novo Campus de Torres Vedras integrará a Enfermagem ULisboa, que se associa ao projeto desenvolvido no Barro pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Em conjunto, este Campus reforça uma visão integrada para a saúde no Concelho, potenciando sinergias entre ensino, investigação e prática clínica.

O desenvolvimento da área da saúde em Torres Vedras assenta numa lógica integrada e articulada, promovendo a concentração de valências complementares num ecossistema capaz de gerar conhecimento, investigação e inovação.

Com este avanço, Torres Vedras reforça o seu posicionamento como território de referência na área da saúde, da formação e da investigação, com a Universidade de Lisboa.

Este novo polo será orientado para a formação de futuros enfermeiros, respondendo a uma necessidade crescente do país. A escassez de profissionais de enfermagem constitui atualmente um dos principais desafios do sistema de saúde, tornando particularmente relevante o investimento em respostas formativas capazes de preparar novas gerações de profissionais.

Oliveira de Frades |Casa cheia no espetáculo “BAIÃO D’ OXIGÉNIO”


No dia 20 de junho, a Casa das Artes - Cineteatro Dr. Morgado, em Oliveira de Frades, recebeu duas sessões esgotadas do espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com o carismático João Baião a sempre talentosa Cristina Oliveira. 
Num espetáculo cheio de energia, música, humor e dança, o público acompanhou um divertido casting para a escolha dos bailarinos do próximo grande projeto de João Baião, com momentos hilariantes e muita interação. 
Os espectadores tiveram ainda a oportunidade de espreitar os bastidores do processo criativo e artístico, numa proposta que conquistou a plateia do início ao fim. 
O sucesso das duas sessões confirmou a forte adesão do público, proporcionando uma noite memorável de entretenimento e boa disposição.
*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Oliveira de Frades aderiu à Rede de Cidades e Vilas que caminham


No dia 22 de junho o Município formalizou a assinatura do Protocolo de Adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham, numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Valério, do Vice-Presidente José Luís Lima, das Vereadoras Elisa Ferraz de Oliveira e Mafalda Moitas, do Presidente da Assembleia Municipal, José Bastos, da Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), Paula Teles, do Coordenador do projeto Rede de Cidades e Vilas que Caminham, Pedro Ribeiro da Silva, bem como de Presidentes de Juntas de Freguesia, colaboradores do Município e demais entidades. 
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, João Valério, sublinhou que esta adesão reflete uma escolha por um modelo de desenvolvimento mais humano, sustentável e centrado nas pessoas, reforçando a valorização do espaço público e a aposta na melhoria efetiva da qualidade de vida dos munícipes. 
Esta iniciativa visa devolver o espaço público às pessoas, promovendo a mobilidade pedonal, a sustentabilidade e a descarbonização dos territórios. A Rede de Cidades e Vilas que Caminham reúne, atualmente, cerca de 50 municípios portugueses e mais de 80 municípios espanhóis, constituindo uma plataforma de partilha de conhecimento, boas práticas e soluções inovadoras para cidades e vilas mais acessíveis, seguras e amigas das pessoas. 
Mais caminhabilidade significa mais saúde, mais segurança, mais proximidade, mais acessibilidade para todos e um contributo efetivo para a sustentabilidade ambiental e a mitigação das alterações climáticas.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

A mostra estará patente até dia 11 de outubro. Museu da Pedra acolhe exposição que homenageia Nunes Pereira

 
O Museu da Pedra inaugurou na sexta-feira, 19 de junho, a exposição “Calhau Rolado. Obra Pétrea de Nunes Pereira” que estará patente ao público até ao dia 11 de outubro.
A sessão contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o vice-presidente com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, o reitor do Seminário Maior de Coimbra, Padre Nuno Santos, diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Sandra Costa Saldanha e as comissárias da exposição Virgínia Gomes e Cidália Santos.
Esta mostra permite descobrir uma dimensão artística singular de Monsenhor Nunes Pereira, evidenciando o seu contributo para a cultura da região Centro. As peças expostas revelam criatividade, sensibilidade e uma profunda ligação ao território”, sublinhou Helena Teodósio.
Integrada nas comemorações dos 120 anos do nascimento e dos 25 anos do falecimento de Monsenhor Nunes Pereira (1906-2001), esta mostra constitui uma homenagem a esta personalidade ímpar da cultura e da identidade da região, dando a conhecer uma dimensão singular da sua obra e do seu legado.
Na exposição estão patentes cerca de quatro dezenas de obras provenientes do acervo da Oficina-Museu Nunes Pereira, do Seminário Maior de Coimbra e do Museu Monsenhor A. Nunes Pereira, em Fajão, concelho da Pampilhosa da Serra.
A iniciativa resultou de uma parceria coordenada pelo Seminário Maior de Coimbra e pelo Museu Nacional de Machado de Castro, envolvendo os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Góis, Lousã, Montemor-o-Velho e Pampilhosa da Serra, bem como diversas entidades culturais e institucionais.
A mostra inclui peças executadas em materiais como calcário, xisto e barro, evidenciando a sensibilidade artística e a criatividade de Nunes Pereira na transformação da matéria pétrea em expressão estética. Complementarmente a esta mostra está a ser efetuado o levantamento fotográfico e documental das obras sacras (vitrais, painéis em xilogravura entre outros) executadas e assinadas por Monsenhor Nunes Pereira e que se encontram a ornamentar capelas e igrejas do concelho de Cantanhede.

O CASTELO DE SILVES ACOLHE MAIS UMA EDIÇÃO DOS SUNSET SECRETS. Evento decorre de 2 a 30 de julho, todas as quintas-feiras, a partir das 18h30

 O Castelo de Silves volta a ser palco de mais uma edição dos Sunset Secrets, uma iniciativa promovida pelo Município de Silves que alia música, gastronomia, bem-estar e animação, proporcionando experiências únicas ao pôr do sol, num dos mais emblemáticos monumentos do Algarve.
A edição deste ano tem início no próximo 2 de julho, prolongando-se até 30 de julho, sempre às quintas-feiras, entre as 18h30 e as 23h00. A sessão de abertura estará a cargo dos Mirage People, duo composto por Alfaro (Luís Caracinha) e Echrum (Miguel Guerreiro), que apresentam uma proposta musical assente na fusão de texturas eletrónicas e ambientes cinematográficos, numa experiência sensorial marcada pela intensidade emotiva e pela narrativa musical.
A programação prossegue com os seguintes concertos:
• 9 de julho – Vânia Rodrigues
• 16 de julho – LD Miguel Trio
• 23 de julho – Daniel Kemish
• 30 de julho – Nanook Plays the Blues convida Pedro Gil
Os Sunset Secrets distinguem-se como uma iniciativa singular na região, conjugando a música ao vivo com experiências gastronómicas que destacam produtos locais, nomeadamente a Laranja de Silves e os Vinhos de Silves*, complementadas por massagens relaxantes**, dança e um espetáculo de fogo que contribuem para criar uma atmosfera mágica e inesquecível.
Os bilhetes têm o valor de 10,00 euros para o público em geral e já se encontram à venda na plataforma BOL, no Museu Municipal de Arqueologia, durante o respetivo horário de funcionamento (de terça a domingo, das 10h00 - 18h00) e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy, entre outros). Os ingressos poderão ainda ser adquiridos no próprio dia, no Castelo de Silves, a partir das 18 horas e mediante disponibilidade.
Atendendo ao facto das sessões esgotarem frequentemente com antecedência, recomenda-se a aquisição antecipada dos bilhetes ou a confirmação prévia da disponibilidade antes da deslocação ao local.
Os residentes no concelho de Silves beneficiam de um preço especial de 5,00 euros, mediante aquisição antecipada do bilhete no Museu Municipal de Arqueologia, durante o horário de funcionamento, e mediante apresentação de comprovativo de residência.
O Município de Silves convida todos a fazerem parte desta experiência vibrante e inspiradora, que celebra a cultura, os sabores e a energia do verão no cenário idílico do Castelo de Silves.
 
Horário:
• Todas as quintas-feiras, das 18h30 às 23h00
• Abertura de portas: 18h30
• Lotação: 350 pessoas
 
Mais informações:
* O serviço do restaurante não está incluído no bilhete adquirido
**A massagem está disponível mediante inscrição junto das terapeutas, sujeita à disponibilidade de horário.
 
Informações adicionais:
Setor de Cultura da Câmara Municipal de Silves
Telefone: 282 440 800 | E-mail: cultura@cm-silves.pt

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE OFICINAS CRIATIVAS GRATUITAS PARA JOVENS DURANTE O MÊS DE JULHO

 O Município de Silves, através do setor da Juventude, promove durante o mês de julho, um conjunto de "Oficinas Criativas" integradas no projeto Prata da Casa, dirigidas a jovens entre os 13 e os 17 anos, com o objetivo de estimular a criatividade, promover a aprendizagem e competências artísticas junto do público juvenil.
As atividades irão decorrer no Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves e, no caso da Oficina de Folclore, no Teatro Mascarenhas Gregório, nas quartas-feiras, dias 1, 15, 22 e 29 de julho, e incluem propostas diversificadas dinamizadas por colaboradores do Município que integram a Bolsa de Talentos da Câmara Municipal de Silves.
O programa contempla a Oficina de DJ, orientada por Sílvio Madeira, no dia 1 de julho; a Oficina Criativa de Folclore – A tradição de mãos dadas com o futuro, dinamizada por Marta Martins, no dia 15; a Oficina Criativa de Empalhamento de Banco, conduzida por José Teresa, no dia 22; e a Oficina Criativa de Pintura em Acrílico, com Walter Prazeres, no dia 29 de julho.
A participação é gratuita e as inscrições decorrem até ao dia 28 de junho, devendo ser efetuadas online através do seguinte link: https://forms.gle/dJqeipebWSPs42YWA.
O projeto Prata da Casa resulta de uma Bolsa de Talentos composta por trabalhadores do Município de Silves que se disponibilizaram para partilhar os seus conhecimentos com a comunidade.
Ao longo do ano serão promovidas diversas oficinas, com o propósito de incentivar o desenvolvimento de competências artísticas nos mais jovens, ao mesmo tempo que se reconhece e valoriza o talento interno da autarquia.
Para mais informações, os interessados poderão contactar o setor da Juventude da Câmara Municipal de Silves através dos telefones 282 440 800 e 910 118 277, ou do endereço de correio eletrónico juventude@cm-silves.pt.
 
+ SOBRE OFICINAS CRIATIVAS JULHO:
» Oficina Criativa de DJ, com Sílvio Madeira
Data: 1 de julho
Dinamizador: Sílvio Madeira
Programa: seguindo as instruções de Sílvio Madeira vamos aprender técnicas de mistura de som
Local: Instalações do Polo ao Longo da Vida (em Silves)
Horário: 10h00 às 13h00
Duração: 3h
Número de participantes: Mínimo de 5 e máximo de 10 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos
 
» Oficina Criativa de Folclore – A tradição de mãos dadas com o futuro, com Marta Martins
Data: 15 de julho
Dinamizador: Marta Martins
Programa: seguindo as indicações de Marta Martins, vamos aprender sobre folclore
Local: Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves
Horário: 9h às 13h
Duração: 4h
Número de participantes: Mínimo de 5 e máximo de 10 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos
 
» Oficina Criativa de Empalhamento de Banco, com José Teresa
Data: 22 de julho
Dinamizador: José Teresa
Programa: seguindo as indicações de José Teresa vamos aplicar a técnica de empalhamento de bancos
Local: Instalações do Polo ao Longo da Vida (em Silves)
Horário: 9h às 16h
Duração: 6h
Número de participantes: Mínimo de 3 e máximo de 5 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos
 
» Oficina Criativa de Pintura em Acrílico, com Walter Prazeres
Data: 29 de julho
Dinamizador: Walter Prazeres
Programa: seguindo as indicações de Walter Prazeres vamos aplicar a técnica de pintura em acrílico sobre tela
Local: Instalações do Polo ao Longo da Vida (em Silves)
Horário: 9h às 13h
Duração: 4h
Número de participantes: Mínimo de 5 e máximo de 10 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos