sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O RIO DALDYKAN, NA RÚSSIA, FICOU VERMELHO (E NINGUÉM SABE PORQUÊ)


 
O rio Daldykan, situado na Sibéria, na Rússia, ficou repentinamente vermelho, e o mistério já está a ser investigado pelo Ministério dos Recursos Naturais do país.
O Ministério de Recursos Naturais e Meio-Ambiente da Rússia declarou, nesta quarta-feira, que acredita que o problema pode ter sido causado por uma rutura nos tubos de uma metalúrgica da região – a Norilsk Nickel -, o que provocou a descarga de um “químico não identificado”.
A empresa, uma das maiores produtoras mundiais de níquel e paládio, negou que tenha havido qualquer derrame e afirmou que “a cor do rio não difere das suas condições normais”, segundo a agência estatal RIA Novosti.
Ainda assim, a empresa reduziu temporariamente o ritmo de produção e garante que está a fazer testes ambientais.
O rio Daldykan não está ligado à rede pública de abastecimento, por isso não há quaisquer perigos imediatos para a saúde dos residentes de Norilsk, destacou a autarquia local, citada pela CNN.
De acordo com os habitantes, não é a primeira vez que o rio fica desta cor – a cidade é, aliás, considerada a mais poluída em toda a Rússia.
Norilsk está junto às maiores reservas mundiais de níquel, cobre e paládio, e atrai várias empresas de exploração mineira.
BZR, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário