sexta-feira, 9 de setembro de 2016

VI Convenção Nacional de Dadores de Sangue e Medula Óssea


Falta menos de um mês para a realização da 6ª Convenção, tudo está a postos para que da nossa parte nada falhe.
Está nas mãos das associações e dadores o êxito deste evento, pois só eles o poderão alcançar, a esta instituição compete-lhe criar as condições para que tudo corra bem.
Esta 6ª Convenção agora com alguns ajustamentos que se tornavam necessários, esperamos seja mais um polo de aproximação entre todos os que fazem parte desta grande família, sejam quais forem as convicções de cada um, todos serão bem-vindos, todos podem e devem contribuir para o engrandecimento da dádiva e do dador.
Entre as mudanças teremos um jovem dirigente da Didasan Paróquia de Gueifães Maia, que gentilmente acedeu ao nosso convite a abrir com o tema de fundo, acabando-se com o tema morto das estatísticas e cientificas já ultrapassadas que ocuparam tempo nas últimas Convenções.
Teremos também e pela primeira vez a presença do Presidente da Comissão Diretiva do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Professor Doutor Hélder Trindade em representação do Senhor Secretário de Estado Adjunto da Saúde, que presidirá á mesa da sessão de encerramento desta Convenção, sendo a sua presença uma mais-valia que muito nos honra.
Não restam dúvidas que as Convenções Nacionais dos Dadores, ao longo da sua existência demonstraram a sua utilidade como ponto de apresentação de ideias, sugestões, análise, reflecção ou protesto nos variados temas que sempre tem sido apresentados, ali todos tem voz livre para intervir, o que por norma não acontece quando as chamadas federações fazem os seus eventos onde só tem voz praticamente os dirigentes da cor para não manchar a tela, nas Convenções todos, mas todos os dadores ou dirigentes se pronunciam se assim o entenderem, com o tema que entenderem, a liberdade de expressão é um dos tópicos de honra nestes eventos.
Foi pena em tempos passados, alguém tentar fazer uma manipulação negativa e com aproveitamento pessoal, das Convenções, mas depressa essa situação foi sanada pela raiz, e hoje podemos afirmar que após essa cirúrgica limpeza, a credibilidade, o respeito e boa educação, o conforto, o convívio, e o espirito de servir o doente e o dador voltou a ser uma realidade, pois só com estes parâmetros se podem dar passos importantes junto das entidades responsáveis pela dádiva do sangue.
Portanto Amigos Dadores e Dirigentes Associativos, o tempo não pára, cada dia que passa mais curto é o tempo que falta para que a 6ª Convenção seja uma realidade.
Da nossa parte está tudo a postos, agora compete aos dadores e associações fazerem a sua inscrição conforme documentação enviada em tempo, até por uma questão de logística.
Esta é a segunda vez que Viana do Castelo acolhe uma Convenção dos Dadores de Sangue, a 2ª Convenção Nacional realizou-se em 2012 onde havia a esperança de uma mudança federativa pela positiva, com o tempo curto verificou-se que tal não aconteceu pois o resultado da altura ainda hoje perdura pela negativa.
É tempo de alguns dirigentes associativos acordarem ou sair do marasmo em que se encontram e virem á 6ª Convenção mostrar que muito se pode modificar no movimento associativista da dádiva de sangue.
Não esperemos que outros dissidam por nós, todos temos a responsabilidade de fazer com que a dádiva de sangue e o dador voltem a ter o prestígio alcançado ao longo de vinte e cinco anos e que foi desbaratado durante a era do Macedo.
Vamos pois Colegas e Amigos marcar presença neste evento, não deixando em mãos alheias a responsabilidade da vossa participação, vem amigo a tua presença é preciosa para ser desbaratada pelo comodismo de não compareceres.
Faz a tua inscrição e vem cooperar por uma dádiva melhor para o doente e dignificar o dador. VEM

Informações
Email: passosjose08@gmail.com,

dadoresviana@gmail.com ou plataforma.dadores@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário