sexta-feira, 26 de junho de 2026

Projeto de telemonitorização com tecnologia 5G reforça resposta integrada à população em Viseu Dão Lafões


Solução inovadora melhora acompanhamento de idosos e doentes crónicos. Fase piloto foi um sucesso: 63 utentes foram monitorizados à distância, com quase 18 mil medições remotas.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) e o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social (ISS), apresentou hoje, dia 25 de junho, na Casa do Adro, em Viseu, o projeto de “Telemonitorização de Pessoas Idosas e Doentes Crónicos com recurso ao 5G”, uma iniciativa inovadora que reforça a articulação entre saúde e ação social no território. A sessão culminou com a assinatura de um protocolo de cooperação entre as três entidades, consolidando o compromisso com a continuidade e expansão do projeto.

O projeto resulta de uma candidatura apresentada pela CIM Viseu Dão Lafões ao Aviso-Convite n.º 103/C19-i01/2024 – Desenvolvimento de Casos de Uso com Utilização de 5G, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A candidatura foi aprovada com um financiamento de 148 mil euros, enquadrando-se num conjunto de projetos selecionados a nível nacional para promover a inovação tecnológica e a modernização dos serviços públicos através da tecnologia 5G.
Este projeto inovador tem como objetivo melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, através da utilização de tecnologias avançadas de telemonitorização suportadas por redes 5G. A iniciativa permitiu testar soluções que promovem o acompanhamento remoto de utentes, contribuindo para uma resposta mais eficiente, personalizada e próxima, especialmente em territórios de baixa densidade.

No âmbito do projeto, foram implementados mecanismos de assistência e telemonitorização dirigidos a pessoas idosas e doentes crónicos, com recurso à utilização e distribuição de equipamentos digitais de medição de sinais vitais, como smartwatches, pulseiras anti-queda, monitorizadores de glicose, medidores de tensão arterial e de frequência cardíaca, entre outros. Estes dispositivos permitem a recolha contínua de dados de saúde, assegurando a monitorização remota dos utentes pelas equipas clínicas da ULS e pelas instituições sociais envolvidas no projeto.

Esta capacidade tecnológica possibilita um acompanhamento mais seguro, próximo e praticamente permanente dos utentes, permitindo também às equipas de saúde e de apoio social um seguimento contínuo e mais eficaz, o que vem reforçar a qualidade da intervenção e a rapidez de resposta em situações de risco.

Fase piloto confirma impacto positivo da solução

Os resultados obtidos durante a fase piloto do projeto confirmam o impacto positivo desta solução no acompanhamento clínico remoto. Desde fevereiro deste ano, o sistema permitiu acompanhar 63 utentes, dos quais 58 permanecem atualmente em monitorização ativa, numa intervenção desenvolvida em colaboração com a equipa de Nefrologia da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões.

Durante este período, foram realizadas 17.944 medições remotas de diferentes parâmetros de saúde, assegurando uma recolha contínua de informação clínica. O sistema gerou ainda cerca de 14 mil alertas automáticos, dos quais 1.848 corresponderam a alertas clínicos prioritários, encaminhados diretamente para a equipa médica responsável pelo acompanhamento dos doentes.

Os dados recolhidos permitiram validar a eficácia operacional do modelo implementado, com um tempo médio de 11,6 horas para abertura e análise clínica dos alertas e apenas 3,9 minutos para encerramento após intervenção das equipas de saúde. A fase piloto registou igualmente uma taxa média de adesão superior a 60% por parte dos utentes, evidenciando a boa aceitação e eficácia prática da solução.

Face aos resultados alcançados, o projeto entra agora numa nova fase de desenvolvimento, prevendo o alargamento progressivo do modelo de telemonitorização a outras especialidades clínicas, nomeadamente cuidados de saúde primários, cardiologia e outras áreas médicas, permitindo assim expandir esta resposta inovadora a um número crescente de utentes em toda a região.

Para João Azevedo, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “este projeto hoje apresentado é um passo muito significativo na forma como cuidamos da nossa população. Ao aliar tecnologia de ponta a uma resposta mais humana, próxima e integrada para quem mais precisa, estamos a criar condições para que as pessoas vivam com mais segurança e qualidade, mesmo em contextos territoriais mais exigentes”. “A CIM sublinha e enaltece o apoio prestado ao projeto, desde o primeiro momento, pela Unidade Local de Saúde e pelo Centro Distrital do Instituto da Segurança Social. É um exemplo de cooperação ao serviço da comunidade”, acrescenta.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, considera que “a telemonitorização com recurso ao 5G abre novas perspetivas para a prestação de cuidados, permitindo uma articulação mais eficaz entre as equipas de saúde e de apoio social. Os resultados obtidos nesta fase piloto confirmam o enorme potencial desta solução e mostram que a inovação tecnológica pode ter um impacto direto e muito concreto na vida das pessoas, reduzindo deslocações desnecessárias às unidades de saúde e reforçando simultaneamente a capacidade de resposta das equipas clínicas. O próximo passo será ampliar esta experiência a novas especialidades e consolidar um modelo de resposta cada vez mais integrado e eficiente”.

Segundo António Sequeira, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões, “a ULS Viseu Dão-Lafões estará sempre disponível para colaborar em projetos que reforcem a proximidade e a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população. Em estreita articulação com a CIM Viseu Dão Lafões e os restantes parceiros, continuaremos empenhados em promover soluções inovadoras que contribuam para uma resposta cada vez mais integrada, eficiente e centrada nas pessoas”.

Por fim, Neusa Festas, Diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social de Viseu, salienta que “este projeto demonstra como a inovação tecnológica pode contribuir para melhorar o acompanhamento de pessoas idosas, com doença crónica e em situação de maior vulnerabilidade. A telemonitorização reforça a qualidade dos cuidados prestados e evidencia a importância da articulação entre os serviços de saúde, as instituições sociais e as entidades públicas na construção de respostas mais próximas e eficazes para a população do nosso território”.

Com esta iniciativa, a CIM Viseu Dão Lafões reafirma o seu compromisso com a inovação, a coesão territorial e o desenvolvimento de políticas públicas que respondam de forma eficaz aos desafios demográficos e sociais da região.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa

Hasteadas mais três insígnias. Bandeira Azul içada pelo 36.º ano consecutivo na Praia da Tocha

 
Foi hasteada na quinta-feira, 25 de junho, pelo 36.º ano consecutivo, a Bandeira Azul na Praia da Tocha, que vê assim mais uma vez reconhecida a sua excelência balnear.
Além desta foi içada a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus, que avalia a qualidade da água balnear, a Bandeira das Acessibilidades, atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em função da verificação da existência de condições de acessibilidade à praia para pessoas com mobilidade condicionada e ainda a
Bandeira do Projeto ColorAdd, sistema de identificação de cores para pessoas que tenham dificuldade em distingui-las, recorrendo às três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos.
O hastear destas bandeiras reflete o trabalho conjunto de várias entidades que, ano após ano, contribuem para que a Praia da Tocha ofereça condições de segurança, conforto e qualidade a todos os que a visitam”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, lembrando que a autarquia tem trabalhado com a “contenção certa” no que respeita à preservação da identidade da Praia da Tocha.
As intervenções nos Palheiros são um exemplo desse compromisso, permitindo valorizar e transmitir às novas gerações a memória de modos de vida que fazem parte da história local, ao mesmo tempo que se acompanha a evolução e a modernização da comunidade.
A Praia da Tocha representa a visão de futuro que queremos para o Município: um lugar onde a preservação ambiental, a educação, a qualidade de vida e o turismo coexistem em harmonia, contribuindo para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do território”, sustentou Helena Teodósio.
O momento de hastear as bandeiras contou com a presença de alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, reforçando a importância de envolver as novas gerações na proteção do ambiente.
O representante da Agência Portuguesa do Ambiente, Nelson Silva, aproveitou a ocasião para destacar o trabalho desenvolvido pelo Município para garantir o cumprimento dos exigentes critérios associados aos galardões balneares.
Já o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Silva, salientou que este reconhecimento não deve ser encarado como um gesto de rotina, mas sim um reconhecimento de um trabalho contínuo.
Cada bandeira azul conquistada representa trabalho, compromisso, responsabilidade e uma escolha coletiva- a escolha de cuidar daquilo que temos mais valioso”, concluiu presidente da Junta de Freguesia da Praia da Tocha, José Manuel Cruz.

CASTELO DE SILVES ENCERRA ÀS 17H30 NAS QUINTAS-FEIRAS DE JULHO


No âmbito da realização do evento Sunset Secrets, o Municipio de Silves informa que o Castelo de Silves irá encerrar às 17h30 nas quintas-feiras do mês de julho,

concretamente nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de julho. Nestas datas, a última entrada no Castelo de Silves será às 17h00.

A autarquia lamenta eventuais transtornos que esta alteração temporária de horário possa causar e agradece a compreensão de todos os visitantes.

MUNICIPIO DE SILVES CELEBRA CONTRATOS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA

No passado dia 23 de junho, o Município de Silves celebrou 17 contratos de apoio à reabilitação urbana, com uma comparticipação que ascendeu a cerca de € 25.000,00€ (Vinte e cinco mil euros), no âmbito dos Programas de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e à Recuperação de Jardins e Pátios Interiores (PARJPI), nas Áreas de Reabilitação Urbana de Silves, Tunes e São Marcos da Serra, em linha com as respetivas Estratégias de Reabilitação Urbana.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto, e dos promotores das intervenções de reabilitação urbana.

A celebração dos contratos integra-se nas medidas municipais de apoio financeiro à execução das Operações de Reabilitação Urbana (ORU) que enquadram obras de reabilitação urbana de edifícios com uso eminentemente habitacional e dos seus jardins e pátios interiores.

Com este apoio são criadas condições para que os imóveis degradados sejam reabilitados, garantida a sua função social, aumentada a disponibilidade de mais habitação nestes territórios e incentivada a reabilitação do espaço público e do património edificado como um bem comum.

Neste sentido, as intervenções encontram-se alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, concretamente com o ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, integrando também o território do Geoparque Algarvensis.

 

PRAIAS DO CONCELHO DE SILVES VOLTAM A SER DISTINGUIDAS COM BANDEIRA AZUL, PRAIA ACESSÍVEL E QUALIDADE DE OURO

 As praias de Armação de Pêra e Praia Grande Poente voltaram a ser distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o prestigiado galardão "Bandeira Azul", reconhecimento que valida a excelência da qualidade da água, a educação ambiental, segurança, serviços e informação prestados aos utilizadores.
Além desta distinção, as praias de Armação de Pêra e Praia Grande Poente foram igualmente reconhecidas pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) com o galardão “Praia Acessível”, destacando as condições de acesso e utilização para todos os cidadãos, incluindo pessoas com mobilidade condicionada.
A qualidade das praias do concelho foi também evidenciada pela associação ambientalista QUERCUS, que atribuiu o selo “Qualidade de Ouro” às praias de Armação de Pêra, Praia Grande Poente e Praia Grande Nascente, na freguesia de Pêra, distinguindo a excelência da qualidade da água balnear.
A cerimónia de hastear das Bandeiras Azuis ficou ainda marcada pela apresentação da Bandeira Comemorativa dos 40 Anos da Bandeira Azul, resultado de um trabalho colaborativo desenvolvido pelas representantes do Polo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra e pelo Jardim de Infância de Pêra (CAF), integrado no programa de atividades de educação ambiental promovido pelo Município de Silves.
A iniciativa contou com a presença de diversas entidades parceiras e representantes institucionais, nomeadamente da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto Luís, Executivo Municipal, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Região de Turismo do Algarve (RTA), da Capitania do Porto de Portimão e dos Presidentes das Juntas de Freguesia.
Estas distinções reforçam o compromisso das entidades locais e dos diversos parceiros na promoção da qualidade ambiental, da acessibilidade e da valorização do litoral, contribuindo para afirmar as praias do concelho como destinos de excelência para residentes e visitantes.

...

Câmara de Águeda acompanhou cerca de mil pessoas num ano no âmbito do Radar Social. Projeto aposta na prevenção e resposta integrada aos desafios sociais


A Câmara Municipal de Águeda acompanhou, entre abril de 2025 e abril de 2026, no âmbito do projeto Radar Social, um total de 442 agregados familiares, abrangendo cerca de 994 pessoas. Os dados foram avançados durante o seminário “Radar Social do Município de Águeda – Impacto do Projeto na Intervenção Social”, uma iniciativa que reuniu, na terça-feira, no Centro de Artes de Águeda, responsáveis institucionais, técnicos e parceiros locais para refletir sobre os principais desafios sociais do território.

Durante este período de um ano, realizaram-se pela equipa do Radar Social do Município de Águeda 255 visitas domiciliárias e 270 encaminhamentos para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), tendo sido identificadas situações críticas nas áreas da habitação, saúde, alimentação e saúde mental.

Os números refletem uma intervenção de proximidade e caráter preventivo, permitindo sinalizar vulnerabilidades antes de evoluírem para cenários de maior gravidade, e consolidando uma abordagem mais estratégica e informada na definição de políticas sociais.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, destacou a centralidade da dimensão humana na intervenção social, sublinhando que “a nossa humanidade deve sobrepor-se na relação que temos uns com os outros” e que o compromisso com as pessoas deve estar acima de qualquer formalismo institucional.

O Edil, com formação na área da saúde, reforçou a importância de uma resposta comprometida e exigente às situações de vulnerabilidade, admitindo mesmo que essa exigência se reflete na sua liderança. “Peço desculpa por alguma pressão que coloco nestas situações, mas é exatamente isto que eu espero de todos”, disse, defendendo que “quando alguém precisa efetivamente de ajuda, não podemos adiar essa resposta”.

O Presidente da Câmara de Águeda apelou ainda a uma maior responsabilização individual e coletiva, frisando que a intervenção social não depende apenas das instituições, mas também da atitude de cada profissional e de cada cidadão. “A nossa consciência não nos pode deixar descansar enquanto houver alguém que precisa de nós”, afirmou, acrescentando que a construção de uma sociedade mais justa passa por pequenas ações concretas no dia a dia, capazes de melhorar a vida de quem mais precisa, enquadrando o Radar Social como um instrumento que deve centrar-se precisamente nessas necessidades.

A vereadora da Ação Social, Marlene Gaio, destacou, precisamente, o impacto do Radar Social enquanto ferramenta de conhecimento e planeamento estratégico, sublinhando que os dados apresentados representam muito mais do que estatísticas. “Estamos a falar de famílias concretas, de pessoas que encontraram respostas, de situações de isolamento que foram quebradas e de vulnerabilidades identificadas a tempo”, afirmou.

A responsável evidenciou ainda a capacidade do projeto para antecipar problemáticas e reforçar a eficácia da intervenção, permitindo uma leitura mais fina do território através da georreferenciação social. “Este trabalho dá-nos uma base sólida para decisões mais justas e adequadas às necessidades reais das pessoas”, referiu, salientando também o papel determinante da rede de parceiros locais, desde instituições sociais a entidades de saúde, educação e segurança.

Marlene Gaio destacou ainda que “as políticas públicas e os programas municipais que temos implementado” tem permitido posicionar Águeda acima da média nacional num dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mais relevantes, “o da erradicação da pobreza”. Ainda assim, reforçou que o trabalho está longe de concluído. “O diagnóstico está feito, o conhecimento foi produzido e as necessidades foram identificadas. Agora cabe-nos transformar esta informação em ação”, afirmou, salientando que “cabe-nos continuar a construir respostas mais próximas, mais integradas e eficazes, garantindo que ninguém fica para trás”.

Já José Licínio Pimenta, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, sublinhou a importância de instrumentos como o Radar Social numa resposta moderna aos desafios sociais. Segundo o responsável, “num contexto de crescente complexidade, já não é suficiente reagir, é essencial antecipar, compreender e agir de forma coordenada”.

O dirigente destacou ainda que o verdadeiro impacto do projeto reside na capacidade de transformar o conhecimento produzido em ações concretas que melhorem a vida das pessoas. “Um diagnóstico só ganha valor quando se traduz em decisões e essas decisões em resultados efetivos no terreno”, afirmou, defendendo uma intervenção assente na cooperação entre instituições e numa lógica de rede cada vez mais consolidada.

O seminário contou com a presença de vários representantes de instituições e profissionais da área social, constituindo um espaço de reflexão conjunta sobre temas como a pobreza, a saúde mental e o envelhecimento, bem como sobre a preparação do território para responder às vulnerabilidades identificadas.

*Ana Sofia Pinheiro
Técnica Superior
Gabinete de Comunicação e Imagem

Patinagem Artística CENAP - 3º Torneio Flor de Sal 2026

 A cidade de Aveiro prepara-se para ser o centro da patinagem artística da região já a partir de amanhã. O Pavilhão da Póvoa do Paço acolhe, ao longo de três dias (26 a 28 de junho), um torneio desportivo de grande dimensão que visa promover e impulsionar a modalidade no município.
O evento conta com a participação de 17 clubes convidados e será o palco de aproximadamente 350 provas de patinagem artística. Durante o fim de semana, a organização perspetiva que o pavilhão seja visitado por cerca de 1000 pessoas, entre atletas, familiares e simpatizantes do desporto.
Este torneio assume uma importância vital para o desporto local. O clube anfitrião é atualmente o único representante a dinamizar a patinagem artística no município de Aveiro.
A organização do evento deixa um profundo agradecimento a toda a comunidade, aos parceiros e aos patrocinadores. É o apoio contínuo destas entidades que torna possível a viabilidade, o crescimento e o sucesso de iniciativas desportivas desta envergadura.

*Luis Freire
Secção Patinagem Artística CENAP/Secção Patinagem Artística - Centro Atlético Póvoa Pacense


Proença-a-Nova conquista o 1.º lugar nos Prémios BUPi 2025


O Município de Proença-a-Nova foi distinguido com o 1.º lugar na categoria “Boas Práticas de Atendimento”, reconhecendo o trabalho desenvolvido no apoio aos cidadãos na identificação da propriedade rústica.
Esta distinção destaca um serviço de proximidade que coloca os cidadãos no centro da ação, assente na confiança, na escuta ativa e no acompanhamento personalizado. Numa fase cada vez mais exigente do projeto BUPi, o Município tem apostado num atendimento especializado, na promoção da utilização autónoma da aplicação BUPi e na conciliação administrativa, contribuindo para uma identificação predial cada vez mais rigorosa.

Os resultados alcançados refletem o impacto deste trabalho. Só em 2025, foram identificadas cerca de 11.400 propriedades e atendidos aproximadamente 1.500 cidadãos. No total, o concelho conta já com mais de 68 mil propriedades identificadas, correspondentes a cerca de 22 mil hectares, envolvendo cerca de 6 mil proprietários.
Este prémio reconhece o empenho da equipa BUPi, o compromisso do Executivo Municipal com o ordenamento e a valorização do território e, sobretudo, a participação ativa de todos os cidadãos que têm contribuído para conhecer e valorizar o território.

O Município de Proença-a-Nova agradece a todos os proprietários que já identificaram os seus terrenos e que, através desse contributo, ajudam a construir um concelho mais organizado, valorizado, resiliente e sustentável, reforçando simultaneamente a proteção dos seus direitos de propriedade e o conhecimento do território.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DA SÉ DE SILVES DECORREM NA RUA DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA ENTRE 29 DE JUNHO E 6 DE JULHO


A Câmara Municipal de Silves informa que decorrerão, entre os dias 29 de junho e 6 de julho, trabalhos na Rua do Sagrado Coração de Maria, em Silves, no âmbito da empreitada de "Recuperação de Coberturas e Fachadas da Sé de Silves".
Esta intervenção integra os trabalhos de conservação e valorização da Sé de Silves, contribuindo para a preservação deste importante património histórico e arquitetónico do concelho.

A autarquia agradece a compreensão dos munícipes pelos eventuais transtornos que possam decorrer da realização dos trabalhos.