domingo, 28 de junho de 2020

Torres Vedras | ÉPOCA BALNEAR TEVE INÍCIO EM TERRITÓRIO DE EXCELÊNCIA

“Saúde, segurança e sustentabilidade” são as três palavras-chave para esta época balnear no concelho de Torres Vedras, segundo afirmou o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, no ato de abertura da mesma, que aconteceu na manhã de hoje, dia 27 de junho, na Praia Azul.

Nessa cerimónia, em que estiveram também presentes o capitão do Porto de Peniche, Toledo Cristo, o comandante dos bombeiros voluntários de Torres Vedras, Fernando Barão, presidentes das juntas de freguesia do litoral do concelho de Torres Vedras, bem como meios de vigilância e socorro balneares, Carlos Bernardes referiu que a novidade relativamente a estes meios durante esta época balnear na costa torriense é a utilização de motos 4, a que se junta o veículo do projeto “Praia Segura”, a vigilância por pilotos de parapente e a efetuada pelos nadadores-salvadores.

Outra novidade esta época balnear no concelho de Torres Vedras é a existência de rececionistas nas praias de Santa Helena, do Guincho e Formosa, os quais recebem os banhistas e gerem a capacidade de ocupação das mesmas. Recorde-se, a este propósito, que este verão as praias nacionais contam com bandeiras triangulares que indicam o seu nível de ocupação.

Também como novidade esta época balnear no concelho de Torres Vedras refira-se a criação de uma praia para acolher banhistas que queiram levar os seus cães, a Praia das Amoeiras, a qual está equipada com abrigos para animais, bebedouros e dispensadores de sacos.

De resto, a excelência da qualidade das praias do concelho de Torres Vedras é comprovada pelas diversas distinções que lhes são atribuídas: Bandeira Azul (Praia Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Formosa, Foz do Sizandro, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita-Norte e Santa Rita-Sul), bandeira do projeto “Praia Acessível, Praia para todos!” (Porto Novo, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Navio, Física, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Praia Azul e Foz do Sizandro), “Qualidade de Ouro” (Praia Azul, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul e Vigia) e “Zero Poluição” (Azul, Física, Mirante, Navio, Pisão, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul e Vigia).

De referir também que o concelho de Torres Vedras continua a hastear a bandeira do projeto “Quality Coast” (que comprova que este território, enquanto zona costeira, apresenta um excelente desempenho sustentável), estando ainda no Top 100 dos Destinos Sustentáveis, distinção atribuída pela Green Destinations, a qual reconhece o trabalho realizado no território torriense em torno do turismo responsável e sustentável.

Referência ainda para o facto de nos apoios de praia das praias da Física e de Santa Cruz-Centro ter sido implementada a norma ISO 13009:2015, o que garante a prestação de um serviço de qualidade, que integre os valores das comunidades costeiras e respeite a sensibilidade ecológica local.

Mais informação relacionada com a época balnear no concelho de Torres Vedras, que decorre até 13 de setembro, pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário