segunda-feira, 27 de junho de 2016

Bruxelas deve recomendar sanções a Portugal e Espanha

O jornal francês Le Monde diz que a Comissão Europeia deverá recomendar ao Conselho Europeu sanções a Portugal e Espanha através da imposição de uma multa, que pode ir até 0,2% do PIB.
De acordo com o jornal francês, a Comissão Europeia vai "respeitar a legislação europeia" e impor sanções aos dois países por terem ultrapassado as metas previstas para o défice em 2015. Portugal teve um défice no ano passado de 4,4% em vez de 2,7%, enquanto em Espanha foi de 5,1% face aos estimados 4,2%.
A decisão só vai ser oficializada pela Comissão Europeia a 5 de julho, depois de ter estado prevista para meados de maio. Nessa altura, a decisão foi adiada devido às eleições espanholas que se realizaram este domingo.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou então que um país sem governo estável não deveria ser sancionado e que seria também impossível mostrar intransigência com Portugal.
Sobre as sanções, ouviram-se vozes a favor e contra
O líder do Eurogrupo defendeu que as sanções a Portugal e a Espanha são "absolutamente uma possibilidade". Jeroen Dijsselbloem alertou ainda que houve "uma razão séria" para manter o tema das sanções como uma possibilidade a avançar, já que o défice português de 2015 ficou acima dos 3 por cento, definidos nas regras europeias.
Já o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse de forma clara ser contraa eventual aplicação de sanções a Portugal por parte da Comissão Europeia, numa intervenção que foi muito aplaudida no Congresso do PS, no início de junho.
Uma das vozes a favor foi a do ministro alemão das Finanças. Wolfgang Schäuble, citado pela Bloomberg, afirmou que a decisão da Comissão Europeia de dar mais tempo a Portugal e Espanha para reduzirem o défice "não contribuiu para impulsionar a confiança" na Europa.
Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário