domingo, 2 de abril de 2017

Suíça bloqueou milhões de euros de suspeitos de lavagem de dinheiro no caso BES

Resultado de imagem para Suíça bloqueou milhões de euros de suspeitos de lavagem de dinheiro no caso BES
Investigação suíça começou a partir de um pedido de cooperação judicial apresentado pelas autoridades portuguesas.
A Suíça bloqueou 160 milhões de francos (cerca de 150 milhões de euros) de pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro, no contexto processo de desmantelamento do Banco Espírito Santo (BES), confirmou este domingo o Ministério Público daquele país.
A investigação suíça começou a partir de um pedido de cooperação judicial apresentado pelas autoridades portuguesas, indicou a entidade pública à agência de notícias daquele país, a Ats, cita pela Efe.
Em setembro de 2014 realizaram-se vários procedimentos e em maio do ano seguinte foi formada uma equipa de investigadores, mas o Ministério Público salientou que ainda não pode comentar sobre o resultado do trabalho realizado.
A comunicação social suíça publicou este domingo informações a indicar que as autoridades seguem pistas relacionadas com o ex-diretor da filial do BES em Angola, de quem têm indícios de lavagem de dinheiro e de outras situações, como a aprovação de créditos a entidades insolventes.
Segundo aquelas informações, o responsável e a sua família teriam se apropriado de 500 milhões de dólares (cerca de 470 milhões de euros). Em agosto de 2014, as autoridades portuguesas transferiram os ativos "saudáveis" do BES para o Novo Banco, enquanto os "ativos tóxicos" ficaram no primeiro. Na sexta-feira, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, confirmou a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star, que vai realizar injeções de capital no montante total de 1.000 milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros logo no fecho da operação e 250 milhões de euros até 2020.
Fonte: CM
Foto: CMTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário