sexta-feira, 1 de junho de 2018

Encontro Nacional das USF

SES reafirma compromisso de criar 100 novas USF.
A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, garantiu que o Ministério da Saúde vai cumprir o Programa do Governo, abrindo 100 novas Unidades de Saúde Familiar (USF) até ao final da legislatura.
A afirmação foi proferida na sessão de encerramento do 10.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar, em Gondomar, à qual presidiu.
Rosa Valente de Matos garantiu que o Ministério da Saúde vai cumprir o Programa do Governo, abrindo 100 novas USF até ao final da legislatura.
A governante relembrou o percurso que tem sido feito na área dos cuidados de saúde primários. «De acordo com a Lei de Bases da Saúde, os cuidados de saúde primários são o núcleo do sistema de saúde. Por isso, este Governo considera absolutamente imprescindível investir na expansão e na melhoria da capacidade de resposta da rede de cuidados de saúde primários, e de reforço da articulação com os outros níveis de prestação de cuidados.
É este caminho de reforma que temos seguido e que temos de continuar a seguir», disse.
A Secretária de Estado recordou que «temos vindo a aumentar o número de utentes que têm um médico de família atribuído. Hoje em dia, quase 93% da população já tem um médico de família. Esta é a maior cobertura de sempre no SNS.
A maioria dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) tem uma cobertura plena da população. Mas temos de continuar este trabalho, para que até final da legislatura todos os ACES possam ter a sua população totalmente coberta por médico de família».
No seu discurso, foi também feito um ponto de situação sobre os programas de rastreio, saúde oral e meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) nos centros de saúde.
«A reforma dos cuidados de saúde primários é crucial para a promoção da equidade e garantia da sustentabilidade do SNS, sendo essencial o investimento em infraestruturas e na melhoria das condições de trabalho dos profissionais. Atualmente temos 113 novas construções ou remodelações de centros de saúde em curso», sintetizou.

Para saber mais, consulte:

USF – Associação Nacional > 10.º Encontro Nacional das USF


Nenhum comentário:

Postar um comentário