sexta-feira, 1 de junho de 2018

360º- Como a OPA chinesa à EDP vai ser um vespeiro regulatório e um teste à Europa. Itália com Governo, Espanha sem? E o golpe de Bruno de Carvalho

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o PSOE conseguiu o apoio dos nacionalistas bascos à sua moção contra o Governo espanhol que será votada daqui a pouco. Restam assim poucas dúvidas de que Rajoy vai cair, Sánchez ocupará o seu lugar (embora não se saiba em que condições e com que apoios) e o Ciudadanos de Rivera vai ter de esperar por eleições para saber se será mesmo o partido mais votado. Já estamos em directo para seguir o dia decisivo espanhol que, depois de Itália, vai agitar os mercados mundiais.
  • Os jornais espanhóis antecipam o que aí vêm esta manhã. Há um guia do El País que em Editorial antecipa um "governo inviável" que "não gerará estabilidade política"; o El Mundo tem um esquema complicado sobre o futuro de Rajoy, sobre quem diz que "renunciou evitar o desastre" ao não se demitir; o El Español diz que o chefe do governo "cai com desonra" e Pedro J. Ramírez dedica-lhe palavras muito duras. 
Se a Espanha vai mergulhar numa crise política, a Itália parece ter resolvido para já a sua. O Movimento 5 Estrelas e o La Liga chegaram de novo a acordo e apresentaram novamente Giuseppe Conte como primeiro-ministro. Para evitar eleições antecipadas, o Presidente Sergio Mattarella aprovou a solução governativa em que o eurocéptico Paolo Savona não é ministro da Economia e Finanças mas... fica com a pasta dos Assuntos Europeus
Como se não bastassem estas incertezas europeias, Trump veio dar uma ajuda e abriu uma nova guerra comercial. Os EUA suspenderam as isenções de taxas às importações de aço e alumínio da União Europeia, México e Canadá e as reações e contra-ataques não se fizeram esperar: o mais violento é mesmo o vizinho canadiano: está na página de Justin Trudeau.

E por cá, enquanto o Governo parece alheio a estas crises internacionais, segue ao rubro a clube-crise do Sporting. Numa reviravolta completa cuja legalidade será seguramente muito discutida, a Direção de Bruno de Carvalho anunciou já de madrugada que substituiu a Mesa da Assembleia Geral de Marta Soares por uma Comissão Transitória e anulou a AG de destituição marcada para dia 23. Nesta guerra de comissões, e depois da ação da Holdimo de Álvaro Sobrinho para destituir o presidente ter entrado nos tribunais esta manhã, o dia promete...

Até porque no futebol há mais novidades. Uma equipa especial do Ministério Público e da PJ está a investigar 8 jogos da I Liga por suspeitas de corrupção. Sete deles envolvem os três principais clubes, FC Porto, Sporting e Benfica, avança o JN


 


Outra informação relevante 
Hoje termina o prazo para a China Three Gorges

O PSD não vai esperar pela Comissão de Inquérito e quer chamar já Manuel Pinho ao Parlamento para explicar, do ponto de vista político, se e porque tinha uma avença do Grupo Espírito Santo. O anúncio foi feito por Rui Rio na Comissão Nacional do partido.

Enquanto o Governo acerta a (reversão da) legislação laboral -- com o apoio do Bloco, mas com um acordo de concertação sem o PCP-GCTP --, o chefe da missão do FMI para Portugal diz que "seria importante que diminuísse” a despesa com os salários na Função Pública

Apesar dos alertas do Fundo Monetários, vêm elogios da OCDE, no caso concreto de Álvaro Santos PereiraO ex-ministro da Economia deixa elogios a Mários Centeno, em entrevista ao Negócios.

campanha anti-tabaco "Uma princesa não fuma” do Ministério da Saúde está a gerar polémica. A DGS diz que se dirige às mulheres, porque elas estão a fumar mais. O Bloco acusa-a de ser "sexista" e "desajustada"



Zidane não o admitiu, mas Ronaldo pode ser um dos motivos que o levam a sair. E enquanto o jogador português não explica as palavras que disse depois de vencer a Liga dos campeões (a sua mãe foi mais explícita), ficou a saber que as declarações são contra o código de ética do clube, que o pode punir.

A cimeira EUA-Coreia do Norte pode mesmo acontecer dia 12. Depois de várias reuniões em Nova Iorque com o braço-direito de Kim Jon-un, o chefe da diplomacia norte-americana disse que as discussões vão "na direção certa" e o líder norte-coreano voltou a reafirmar o seu compromisso com a desnuclearização do país.

encenação do assassinato do jornalista opositor russo continua a dar que falarO presidente da Ucrânia considerou-a "brilhante" e diz que foi a forma de salvar Arkadi Bábchenko.


Os nossos Especiais 
Os tabus da maternidade. É sobre eles que a brasileira Ana Cardoso, autora do novo livro "A Mãe é Top", fala com a Ana Cristina Marques. Fica o alerta principal: “A melhor mãe do mundo não existe”.

E que tal falar também de fobias? Joana Marques Alves reuniu 41 histórias de pessoas reais que aprenderam a viver com o medo. A estes relatos juntou uma lista de mais de 250 fobias, algumas bem inesperadas: há uma veterinária com medo de galinhas e uma pessoa que não toca no umbigo.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre a votação da eutanásia: "É notável como os argumentos e as apreensões que levaram a maioria dos deputados a votar contra a legalização não inspiraram aos promotores da eutanásia um segundo sequer de pausa e de meditação".
  • Eu escrevo sobre "Costa e as fábulas de 'La Centaine': "Há desconfianças sobre Itália. Crise política em Espanha. Guerra comercial dos EUA. Uma tempestade perfeita que pode arrastar Portugal para o olho do furacão. Mas o Governo não quer saber da borrasca".
  • Diana Soller escreve sobre a crise política italiana:"Uma nova ida às urnas, com o resultado que se espera, será imediatamente instrumentalizada como um referendo relativamente à permanência da Itália no projeto europeu".
  • Helena Garrido escreve também sobre os avisos que vêm de Itália: "O Governo seguiu uma política económica arriscada e agora Portugal pode ficar de novo em risco de ser abalado por uma tempestade financeira como se vê pelos efeitos que já tivemos da crise italiana".
  • Paulo Tunhas escreve sobre cidades: "Compreender uma cidade é chegar ao sentimento de a perceber, na sua variedade, como um todo, mesmo que seja um todo do qual temos, de muitas das suas partes, uma percepção obscura e quase inconsciente".
Notícias surpreendentes 

Este ano há pelo menos 75 arraiais dos Santos Populares em Lisboa. E como já há sardinhas e música em muitos deles a partir deste fim-de-semana, fizemos-lhe um guia para todos os gostos. É só escolher.
Ainda em Lisboa, porque abriu um novo museu, dedicado sobretudo aos gulosos. O The Sweet Art Museum tem gomas, unicórnios, rebuçados e uma piscina de doces. E muitas fotos no Instagram.
A Apple vai anunciar uma nova versão do iOS. Curiosamente, uma das novas funcionalidades é prever o vício do uso dos iPhones.


Vai ser uma sexta-feira agitada: em Espanha, a moção do PSOE deve fazer cair Rajoy; as reações ao novo Governo de Itália e à nova guerra comercial de Trump também irão agitar os mercados; a OPA chinesa à EDP vai ser registada; e no Sporting está instalado o caos. Terá tudo isto, e ainda mais, no Observador. Passe pelas bancas e compre também a revista que comemora o nosso 4º. aniversário e não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa fim-de-semana 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário