terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Dia Mundial da Diabetes

Efeméride, assinalada dia 14, pretende sensibilizar sobre a doença.
O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.
Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.
Todos os anos, a Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation – IDF, sigla em inglês) escolhe um tema para alertar para as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Para 2018 – 2019 o tema é «A Família e a Diabetes».
Foi escolhido o período de dois anos para melhor alinhar do Dia Mundial da Diabetes ao atual plano estratégico da IDF e facilitar o planeamento, o desenvolvimento, a promoção e a participação. As ações da campanha terão como objetivo:
  • Aumentar a consciencialização sobre o impacto que a Diabetes tem sobre a família e a rede de apoio das pessoas afetadas.
  • Promover o papel da família na gestão, cuidado, prevenção e educação para a Diabetes.

A IDF estima que existam 425 milhões de pessoas a viver com diabetes e que cerca de metade desconhece esse diagnóstico, sendo maioritariamente casos de diabetes tipo 2.
Programa Nacional para a Diabetes prevê a aposta na prevenção
A diabetes é uma doença crónica e progressiva, associada a elevados custos sociais e dos sistemas de saúde.
De acordo com o Relatório do Programa Nacional para a Diabetes 2017, em Portugal estima-se que a diabetes afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença. Diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes.
Estima-se que a diabetes afete mais de 1 milhão de portugueses enquanto a «pré-diabetes» afetará cerca de 2 milhões.
O Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê a aposta na prevenção e tratamento atempado das complicações da diabetes, proporcionando a todas as pessoas o acesso aos melhores cuidados de saúde, meios de diagnóstico, tratamento e reabilitação. Para 2017-2018 foi estabelecido o objetivo de aumentar a percentagem de doentes com Rastreio de Retinopatia Diabética efetuado. Neste sentido foram rastreados 198.400 utentes em 2017, o que representou um aumento relativamente a 2016 (158.115 rastreados).

Para saber mais, consulte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário