terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Semana do Teste VIH | Hepatites

Semana assinala-se de 23 a 30, com testes gratuitos, rápidos e anónimos.
Comemora-se, de 23 a 30 de novembro, a Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2018. O objetivo da semana  é consciencializar mais pessoas para o seu estatuto serológico para o VIH e hepatites C e B,  e aumentar o diagnóstico precoce através da realização de rastreios para estas infeções.
Em Portugal, a iniciativa é organizada pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e pela Rede de Rastreio Comunitária. Ao longo desta semana, é possível fazer o teste de VIH e hepatites virais em 33 locais, geridos por 18 organizações da sociedade civil. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.
Criada em 2013 pelo HIV in Europe, esta iniciativa, em que participam cerca de 700 organizações de base comunitária e instituições públicas e privadas a nível europeu, faz um apelo à comunidade para que reúna esforços durante uma semana e sensibilize a população sobre as vantagens do rastreio e de se conhecer o estatuto serológico para a infeção pelo VIH e hepatite B e C, tendo por lema «Testar. Tratar. Prevenir».

Nenhum comentário:

Postar um comentário