terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Terapêutica inovadora em Castelo Branco

ULS dispõe de dispositivo de fisioterapia único no distrito.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco divulga que adquiriu um dispositivo de fisioterapia «único no distrito: trata-se de um sistema de Biofeedback Eletromiográfico (bEMG) que permite a monitorização da atividade muscular, direcionado para a prática do fisioterapeuta, em âmbito da prevenção e reabilitação».
De acordo com a ULS, o uso do biofeedback aumenta a motivação e a participação ativa do doente, bem como o sucesso da intervenção e manutenção dos resultados. Através do constante biofeedback que o utente recebe, obtém-se uma melhoria mais rápida da função, diminuição do tempo de tratamento, assim como maiores níveis de motivação do utente. Tem como principais aplicações as áreas da fisioterapia músculo-esquelética, neurológica e uro-ginecológica.
Ao tornar possível a visualização em tempo real da contração de cada músculo, o doente recebe instantaneamente informação visual da contração que está a efetuar, eliminando/reduzindo assimetrias musculares e potenciando o trabalho do doente e do fisioterapeuta.
Esta terapêutica inovadora já se encontra desde o início do mês de novembro, ao dispor da população no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação – Fisioterapia, conclui a da ULS de Castelo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário