terça-feira, 4 de dezembro de 2018

360º- O que esperam os chineses dos milhões que investiram em Portugal?; França cede aos 'coletes amarelos'; e há acordo no Eurogrupo 18 horas depois

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o governo francês cedeu aos protestos do movimento 'coletes amarelos'. Recuou e suspendeu o aumento de impostos sobre os combustíveis. Agora vai propor novas medidas antes da próxima manifestação que está marcada para sábado.

O Eurogrupo chegou a acordo sobre a reforma da zona euro. Foram 18 horas de negociações (duras, segundo a maioria dos jornais) até Mário Centeno poder mostrar o seu sorriso (lá fora, porque por cá terá de pedir medidas adicionais). Já Itália terá de apresentar um novo orçamento ainda hoje.

O presidente chinês Xi Jinping chega esta manhã a Lisboa para a visita oficial de dois dias e a assinatura de 19 acordosO que esperam os chineses dos milhões que investiram nas empresas portuguesas? A Ana Suspiro foi à procura de respostas.

De fora dos encontros oficiais, com Marcelo e Costa, e uma passagem pela Assembleia da República, vai ficar o Bloco de Esquerda. O partido diz que recusa cumprimentar e receber o líder de um país que continua a desrespeitar os direitos humanos
 

Outra informação relevante 
Depois da surpresa (para alguns) como o movimento de extrema-direita Vox conseguiu impôr-se nas regionais da Andaluzia, a Espanha parece ter despertado para um tema que se pode alastrar no país, à semelhança do que acontece na Europa e no Mundo. O João de Almeida Dias ouviu politólogos para tentar perceber até onde poderá ir o partido dos netos de Franco e dos filhos rebeldes do PP?  Um partido que quer Espanha "orgulhosa do passado".

Enquanto o Vox cresce, o Podemos sofre mais um abalo. O presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, obrigado ao exílio, garantiu que o partido de Pablo Iglesias recebeu perto de sete milhões de euros do regime venezuelano.

Sem surpresas, Luka Modric ganhou a Bola de Ouro deixando Ronaldo em segundo, Messi em 5º e Neymar em 12ºFoi uma vitória construída em sete meses que mudou a história deste prémio (em nome de Iniesta): Modric abriu uma nova era no futuro para corrigir o erro do passadoO melhor mesmo é conferir a lista de todos os vencedores e ver quem lá falta.


O Sporting foi a Vila do Conde vencer o Rio Ave por 3-1 na estreia de Marcel Keizer como técnico da equipa na I Liga. Os leões recuperaram assim o segundo lugar, a dois pontos do líder FC Porto, e o objetivo dos jogadores leoninos parece ser que o novo treinador não precise de "mais futebol", escreve a Mariana Fernandes na crónica do jogo. No final, houve ainda uma confissão de Fábio Coentrão, no jogo 100 de Bas Dost.


O site do novo partido de André Ventura terá sido criado pelo polémico blogger benfiquista Hugo Gil. Segundo o DNo autor é o adepto que veicula regularmente online posições e suspeições corrosivas sobre os adversários do seu clube.

Depois de um dia de protestos, os bombeiros profissionais marcaram duas semanas de greveHouve momentos de tensão e grades derrubadas até à decisão da paralisação ser tomada contra as propostas para a regulação do regime de aposentações.

O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos espancamentos a recrutas da GNR. Dez alunos do 40.º curso de Formação de Portalegre terão sofrido graves lesões e traumatismos durante o módulo “curso de bastão extensível” (que pode ver como funciona em vídeo).

A Comissão de Inquérito ao roubo e 'achamento' (nas suas várias versões) das armas de Tancos teve ontem vários desenvolvimentos partidários. E de cada partido a sua sentença: o PS chamou Costa a depor por escrito e quer ouvir também a ex-PGR, Joana Marques Vidal; já o CDS incluiu o nome do primeiro-ministro entre os 45 que quer ouvir presencialmente; e o PSD decidiu chamar três actuais ministros.

No caso e-Toupeira, o Benfica sabe se vai a julgamento a 13 de Dezembro. Ontem o Ministério Público considerou as explicações dos arguidos (as 'toupeiras') e das suas testemunhas “vagas e fugidias”, com contradições, lapsos de memória e declarações preparadas.
Ninguém sabe de cinco jovens resgatadas pelo Estado após maus tratos das famíliasForam retirados de casa e colocados em instituições após três familiares serem detidos por suspeitas de tráfico de seres humanos e de as usarem em peditórios. Mas desapareceram sem deixar rasto, conta o Público.
Quase metade das IPSS deram prejuízo em 2016. O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade garante ao JN (ainda sem link) que o Estado "não está a cumprir com as suas obrigações".

Lá fora, o Reino Unido continua às voltas com o Brexit. Agora, deputados de todos os partidos entregaram uma petição para ser realizado um segundo referendo. O pedido, com mais de um milhão de assinaturas, já chegou a Downing Street. Hoje começa o debate sobre o acordo que será votado dia 11.

O Supremo Tribunal de Espanha aceitou o recurso da família de Franco para travar a exumação do ditadorA decisão vai atrasar todo o processo aprovado pelo congresso espanhol em setembro. 

Os nossos Especiais
Richard McGuire é o responsável pela área de taxas de juro do banco holandês Rabobank. Em entrevista ao Edgar Caetano ele diz que os juros baixos e a intervenção massiva do banco central vão ter o mesmo efeito para os jovens que a "Matrix" tinha para os humanos no filme-êxito de 1999. Ou seja, "esta geração arrisca uma vida a ser sugada". E não, não é ficção.

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Três erros sobre a França dos coletes amarelos": "Os apelos do costume já não funcionam: nem o medo do “caos”, com que Macron tentou assustar os franceses; nem o medo do “fascismo”, com que as esquerdas se habituaram a inibir as direitas. E agora?".
  • Laurinda Alves escreve "O Eduardo podia ser eu. Ou o meu filho": "Qualquer um de nós pode ficar tetraplégico hoje mesmo! E nenhum de nós quer ser obrigado a lidar com essa realidade e, ao mesmo tempo, ser forçado a sair de casa para ir morar num lar de idosos".
  • Tiago Dores escreve "Sócrates, Mentiras e Vídeo": "É preciso má vontade para apontar a Sócrates ter fazer vida à base de coisas emprestadas. Se o têm deixado sossegado a orquestrar maroscas com o BES provavelmente não precisava de pedir nada a ninguém".
  • Catarina Reis de Carvalho escreve "Literacia em saúde, capacitação do cidadão, e porque isto importa": "As plataformas de informação a que teremos acesso a partir de Janeiro de 2019 são uma ótima notícia. Numa linguagem simples e acessível, são uma importante ferramenta para os cidadãos".
Notícias surpreendentes 
O cientista que disse ter criado as duas primeiras bebés geneticamente modificadas está desaparecido. Chamam-lhe o "Elon Musk da China", mas He Jiankui queria ser Einstein. Agora é o “Frankenstein chinês” que não queria ser o primeiro, só “o exemplo”, mas dividiu a humanidade e desapareceu.

A NASA conseguiu colocar com êxito uma sonda a flutuar junto ao perigoso asteroide Bennu, que pode vir a colidir com a Terra no próximo século. É a primeira vez que tal acontece e recolher as poeiras pode não só ajudar a evitar essa colisão, como a encontrar a origem da vida.

Meghan Markle continua a marcar tendências. Agora é o seu dom para a caligrafia que está a despertar o interesse pela técnica: a popularidade está a saltar das redes sociais para os workshops.

O velório de George H. W. Bush teve uma presença muito especial que se tornou viral na Internet. Chama-se Sully, é um labrador de dois anos, e era o companheiro inseparável do 41.º presidente dos EUA desde que que a mulher, Barbara Bush, morreu. A foto diz tudo.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira
(e como Pedro Abrunhosa tem novo álbum, passámos um dia com o músico entre as duas margens do Douro, onde foi buscar inspiração para este "Espiritual") 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário