terça-feira, 20 de julho de 2021

Marinha Grande | COSMOS AZUL E MAR RECEBE EVENTOS CULTURAIS

 INVESTIMENTO DE 200 MIL EUROS

O Cosmos Azul e Mar (antigo Centro Azul), situado em São Pedro de Moel, encontra-se a funcionar desde o passado dia 9 de julho, após um investimento de cerca de 200 mil euros em obras de total requalificação, realizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande.
A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, congratula-se com a nova infraestrutura “que devolve a São Pedro de Moel um edifício polivalente, moderno, nobre e inspirado nos elementos do mar, dada a sua localização privilegiada”. O Cosmos “está preparado para acolher eventos diversos e tem já uma ocupação fundamentalmente cultural, com o agendamento de diversas exposições, workshops e tertúlias, que vão decorrer durante o verão”.

A intervenção incidiu em dois edifícios contíguos e funcionalmente interdependentes, com o objetivo de dotar o espaço de várias valências, através da rutura física de paredes e redução de compartimentos interiores, proporcionando áreas amplas e recetivas a eventos diversos, tais como exposições, worshops, reuniões, cinema, atividades lúdicas e pedagógicas, tempos livres, conferências, ou apenas, a espaços multiusos para as mais distintas ocasiões informais e protocolares.
Além de garantidas novas condições de funcionalidade, salubridade, segurança e conforto para os seus utilizadores e colaboradores, foi executada a renovação integral das suas infraestruturas, a alteração da sua compartimentação e a aquisição de novos equipamentos/mobiliário, mediante conceção de 4 salas com distintos ambientes e áreas, munidas de espaços de apoio/arrumação e de instalações sanitárias renovadas.


Exposições no Cosmos Azul e Mar

A abertura do Cosmos Azul e Mar ocorreu no dia 9 de julho, com a inauguração da exposição de fotografia "Dança Etérea" de Cristiano Justino e Rute Violante, com a participação da bailarina Inesa Markava.
Na próxima sexta-feira, 23 de julho, pelas 18h00, terá lugar a inauguração da exposição de aguarelas de Artur Franco "Há verde e mar…”, que estará patente até ao dia 4 de agosto.

Nascido em Leiria, Artur Franco mostrou, desde muito cedo, uma excecional predisposição para desenho e pintura, sendo atualmente um nome conhecido e reconhecido no mundo das artes plásticas.
Naturalista figurativo, autodidata, tem desempenhado um papel muito importante no registo pictórico das aldeias, cidades e gentes de Portugal, quer através da expressão a óleo quer discorrendo o seu sentir num total domínio da aguarela.

Artur Franco, conta com muitas exposições individuais e coletivas a nível nacional e no estrangeiro, como Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos da América.
As suas obras encontram-se em museus, empresas, locais públicos e muitas coleções particulares.

O Cosmos Azul e Mar está aberto ao público das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h30, todos os dias, com exceção de quinta-feira em que se encontra encerrado. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário