domingo, 9 de setembro de 2018

Manhã de domingo: Veja aqui se entrou na universidade

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Quase 90% dos candidatos ficaram colocados. Na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, 43.992 estudantes conseguiram lugar na rede pública e metade foi admitida na primeira opção.
Há três anos que Engenharia vai destronando Medicina no ranking das boas notas (este ano fica em 7.º lugar). Do outro lado, há 33 cursos onde a nota do último colocado foi abaixo de 10 valores.
Medicina já não é o que era. Cursos de Engenharia são os mais procurados, com perto de 7.500 alunos a escolher esta área de estudo, quase o mesmo número de entradas que na Universidade de Lisboa.
Estudar no Ensino Superior é sinónimo de despesas, mas há algumas ajudas às quais os alunos podem recorrer. Este é um guia para descobrir algumas delas.
As despesas dos alunos no Ensino Superior são muitas. Reunimos algumas das que mais te vão preocupar: propinas, alojamento, alimentação e saúde.
Por áreas de estudo, é nas Engenharias e Técnicas Afins que sobram mais lugares. E é nos politécnicos que está a esmagadora maioria das vagas sobrantes para a 2.ª fase de acesso ao Superior.
Frederico Varandas arrancou primeiro e acabou assim a maratona no Sporting mas também Benedito e os próprios sócios ficaram com motivos de orgulho, ao contrário de Ricciardi, Dias Ferreira e Rui Rego.
Tirou do bolso algo para o qual ainda não tinha tido "coragem para olhar", prometeu o título de campeão e disse que a união depende agora dos sportinguistas. Varandas é o novo presidente do Sporting.
O Presidente da República disse este sábado que os portugueses têm direito a saber o que se passou nos fogos em Pedrógão Grande, assim como saber do processo da reconstrução das casas.
Jovem Naomi Osaka derrotou a veterana Serena Williams na final do US Open. Os momentos finais ficaram marcados pela discussão da tenista de 36 anos com árbitro português. "É um ladrão!", disse-lhe.
A saúde pública pode estar em causa com o fim do abate nos canis municipais, alerta o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, defendendo que a solução está no combate ao abandono de animais. 
Opinião

Alberto Gonçalves
De proibições está a História cheia, e seria expectável que os avanços científicos, que as sofreram, contribuíssem para um clima de liberdade. Ironicamente, se a ciência é isto, a ciência enganou-nos.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É verdade que nem tudo está mal, mas também é certo que não está tudo bem: há, efectivamente, algo de podre no reino de Cristo neste mundo, que é a Igreja.

Rui Ramos
O saneamento da actual Procuradora Geral reforçaria fatalmente a impressão de que, apesar das faltas serem gerais, só esta direcção do PS tem de facto o que se pode chamar “um problema com a justiça”.

Sebastião Bugalho
A nós, europeus, sobra-nos um dever moral: agradecer a este homem que acreditou até ao fim que o Ocidente merece ser defendido pela América. E ter esperança que ele não tenha sido o último.

Luís Campos e Cunha
A solução para o “desemprego a prazo” não é colocar a empresa no dilema do tudo ou nada, mas antes dar-lhe a possibilidade de renovar o contrato com a imposição de ser por um prazo crescente.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário