sexta-feira, 19 de outubro de 2018

360º - Três mapas para entender a confusão das reformas antecipadas. Portugal “está a marcar passo” na competitividade e não se preveem melhorias

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O ministro da Segurança Social envolveu-se numa enorme confusão por causa do novo regime das reformas antecipadas. Primeiro, surgiram as reações críticas:
Ontem à noite, depois de toda a pressão, o ministro Vieira da Silva foi à SIC introduzir mais confusão: afinal, o governo admite um "período de transição" neste novo regime de reformas antecipadas. E disse que não foram dadas garantias ao PCP nem ao BE.

Mesmo parecendo difícil, vamos tentar clarificar o que se passa: temos 3 mapas que ajudam a perceber quem pode afinal pedir reforma antecipada. Aqui, explicamos qual é a situação atual, qual será a situação em Janeiro de 2019 e qual será a situação em Outubro de 2019.


Mais informação importante

O ministro Pedro Siza Vieira tutela o setor do turismo. E a sua mulher é presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal. O Governo diz que não vê qualquer incompatibilidade que possa trazer problemas à acção do ministro.

Já o presidente da Associação Transparência e Integridade afirma que o conflito de interesses é "evidente". "Até agora, a Associação da Hotelaria de Portugal, se queria influenciar o ministro marcava uma reunião com ele e ia falar ao gabinete. Agora só precisa que ele chegue a casa", disse João Paulo Batalha à TSF.

O carbono mais caro vai fazer subir o preço dos combustíveis em 2019. O efeito é superior a um cêntimo por litro.

O reitor da Universidade Nova alerta que a descida da propina prevista no Orçamento vai retirar bolsas a alunos carenciados. João Sàágua diz que se trata de uma "medida demagógica e perversa".

António Costa deu oito dias para os ministros das Finanças e do Trabalho para explicarem a diferençaentre o número de trabalhadores que se candidataram ao programa de regularização dos precários da Administração Pública e os pareceres favoráveis dados até agora. A notícia é do Público.

Um estudo à rede de comunicações de emergência SIRESP, encomendado pelo Governo, refere que a rede “apresenta fragilidades inaceitáveis numa rede de emergência e segurança”. As conclusões foram divulgadas pela TSF.

A PJ fez vários detidos por suspeitas de participação num esquema de corrupção que envolve o Turismo do Porto e terá levado ao desvio de 7 milhões de euros para duas empresas. Entre os detidos estão o presidente do Turismo Norte e a mulher do presidente da Câmara de Santo Tirso, administradora de uma das empresas alegadamente favorecidas.

Três suspeitos de assaltos a idosos fugiram ontem à tarde por uma janela do Tribunal de Instrução do Porto. A PSP desencadeou uma operação de captura.

Está tudo em causa. Depois de Carlos Alexandre ter apresentado as suas dúvidas sobre o sorteio da instrução da Operação Marquês, agora sabe-se que a escolha do próprio Carlos Alexandre para a fase de inquérito do Caso Sócrates também está a ser investigada.

Mais pedidos de clarificação: a Ordem dos Advogados exigiu ontem ao Governo a divulgação das regras dos sorteios do Tribunal Central de Instrução Criminal.

O Ministério Público está a organizar um almoço de homenagem a Joana Marques Vidal e ao seu vice. O número de inscritos já ultrapassa os 200 magistrados.

As autoridades turcas estão a procurar o corpo do jornalista saudita Jamal Khashoggi numa floresta.Trump admitiu ontem o envolvimento do regime saudita no assassinato e fala em “consequências severas”.

O candidato do PT, Fernando Haddad, recorreu à justiça para pedir o afastamento de Jair Bolsonaro por fraude eleitoral. Em causa está a denúncia de que a campanha do antigo capitão montou um esquema de mensagens falsas contra os adversários, pago por empresários.

O maior problema para Haddad na campanha tem sido um armário cheio de esqueletos do Partido dos Trabalhadores e de Lula: corrupção, ataques à imprensa, mudanças à Constituição e apoio à Venezuela.

O Benfica venceu o Sertanense por 3-0 na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "nem sequer pairou a ideia de o David bater o pé ao Golias".

No jogo, o Benfica lançou Jota, mais um miúdo da geração 99. Ele faz parte do segredo mais bem guardado da formação do clube.


Os nossos Especiais

Portugal “está a marcar passo” na competitividade. E (detalhe importante) não se preveem melhorias. Um novo relatório do Fórum Económico Mundial volta a colocar-nos entre os piores da zona euro. O Edgar Caetano foi olhar com atenção para os números e explica-os aqui.

As novas (e surpreendentes) paisagens políticas da Europa são o tema de mais um Conversas à Quinta. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto falam sobre o resultado das eleições alemãs (e não só).
 

A nossa Opinião

Filomena Martins escreve "Pssst, pssst, dr. Costa. Houve um furacão no país": "Para quem faz da descentralização uma bandeira, ignorar uma catástrofe no centro do país revela além da insensibilidade genética outra verdade: que tudo são promessas lançadas (literalmente) ao vento".

Luís Reis escreve "O anestesista Costa": "Quero ver Costa por cima de tudo e todos – uma vaca voadora a pairar sobre o país. E, nessa altura, veremos quem lhe fura o balão de ar e o faz aterrar na dura realidade que todos teremos de viver".

Sebastião Bugalho escreve "Não, Daniel. Não foi Passos. Foste tu": "Aquilo que Daniel Oliveira critica em Bolsonaro e Ventura – o radicalismo, o ostracizar do outro, os ataques pessoais – é bastante similar ao modo como a esquerda lidou com o anterior governo".


Notícias surpreendentes

Já arrancou o Portugal Fashion, no Porto. E, como sempre, começou com o Bloom, passerelle reservada a jovens criadores. Sete deles mostraram o que andam a fazer. Depois, também tivemos Susana Bettencourt, Carla Pontes e TM Teresa Martins.

Fora da sala de desfiles, quem apareceu para ver as modas também fez por chamar as atenções.

A guitarrista e cantora britânica Anna Calvi fez um disco sobre “o tipo de mulher que não é retratado na nossa cultura”. Agora, vem cantá-lo a Portugal e antes falou com o Gonçalo Correia sobre "Hunter", o seu terceiro álbum.

A Antiga Casa Faz Frio, um restaurante centenário, está outra vez de portas abertas. E, sim, continua a ter bacalhau. A Ana Cristina Marques foi ao Príncipe Real, em Lisboa, ver as novidades.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário