domingo, 29 de março de 2020

“AVENIDA EUROPA” NASCE A 1 DE ABRIL DE 2020

PAVIMENTAÇÃO DA ANTIGA EN 109 (C/ FOTOS) | Câmara Municipal de Aveiro
EN109

No seguimento do trabalho que temos realizado nos últimos meses anunciamos que na próxima quarta-feira, dia 1 de abril de 2020, o topónimo AVENIDA EUROPA tem o seu início de vida formal e de utilização prática.
Verificando-se que ao longo desta via, desde o limite do Município de Aveiro com o Município de Albergaria-a-Velha, a norte, em Cacia, até ao limite do Município de Aveiro com o Município de Ílhavo, a sul, em Verdemilho, se encontram várias designações de topónimos, como EN 109, EN 16, Rua da República e Rua 31 de Janeiro, assim como zonas de indefinição, considerámos necessário estabelecer um único nome, escolhendo um topónimo que evidencie a grande importância desta via que atravessa o Município de Aveiro de norte a sul, assim como o facto de se localizar totalmente integrada na nova Cidade de Aveiro definida formalmente pelo novo PDM que entrou em vigor no passado dia 10DEZ19.
Termina assim e nesse dia 01ABR20, a utilização das várias denominações da antiga Estrada Nacional 109 (EN 109, EN 16, Rua da República e Rua 31 de Janeiro), tendo a denominação AVENIDA EUROPA sido escolhida após a devida ponderação e audição formal da Comissão Municipal de Toponímia.

Avenida presta homenagem à Europa
O nome “Avenida Europa” simboliza a referência e a homenagem à União Europeia a que pertencemos, ao mais longo período de paz, cooperação e desenvolvimento da história da Europa, que muito se deve ao papel que a solidariedade e a coesão desempenharam e desempenham na construção e desenvolvimento da União Europeia e dos seus Estados-Membros, nomeadamente Portugal.
Queremos enaltecer as virtudes do projeto Europeu, com os inúmeros benefícios que todos os dias os Europeus, os Portugueses e os Aveirenses recebem, fruto de pertencermos à União Europeia, sendo parte importante da construção do Município e da Cidade de Aveiro, numa fase em que estamos a investir na qualificação urbana de toda a nova “Avenida Europa” e em que queremos “mais Aveiro na Europa e mais Europa em Aveiro”, com apostas como a Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 e a Maratona da Europa Aveiro, e com trabalho no Comité das Regiões da União Europeia.

A implementação dos números de polícia
No último ofício que enviámos, nesta semana que hoje termina, aos Cidadãos residentes e às Empresas localizadas na futura AVENIDA EUROPA, demos informação sobre a forma como o seu novo número de polícia deve ser colocado, sendo que, por força da situação que vivemos de Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19, o prazo de 30 dias referido em anterior ofício, passa a servir apenas de referência e não fiscalizaremos nem aplicaremos coimas pelo seu incumprimento até ao final do mês de junho de 2020.
Os Cidadãos e Empresas em causa, que necessitarem de certidão de toponímia para atualizar a sua morada nas entidades onde o tenham que fazer, podem-na solicitar à Câmara Municipal de Aveiro (CMA) via e-mail, para geral@cm-aveiro.pt, sendo a emissão e envio da responsabilidade da CMA, sem qualquer custo.

Obras de Qualificação
Vamos continuar a cuidar da AVENIDA EUROPA com vários investimentos de qualificação, para melhorar a qualidade e a segurança da sua utilização e da vida de quem a tem como via de servidão à sua residência ou empresa.
As próximas obras a entrarem em execução, já adjudicadas, são a Rotunda do Solar das Estátuas e a Rotunda da Lusavouga/Vulcano, assim como a ampliação da passagem sobre a Linha do Norte e a Ligação entre a Rotunda da Estrada de São Bernardo e a Rotunda do Glicínias com três faixas de cada lado (no âmbito das contrapartidas da ampliação do Centro Comercial Glicínias). Com concurso de obra lançado está a Qualificação do Troço do Centro Urbano de Cacia.
No grupo das obras executadas nos últimos três anos, estão a Rotunda do Bota Fogo, a Rotunda da Junqueira, o Troço da Nova Variante de Cacia com duas Rotundas, a Rotunda da Mercadona, a Repavimentação entre a Rotunda de Esgueira e a Rotunda da Estrada de São Bernardo, e a alteração do cruzamento da EN235 com a ex-EN109 (junto aos antigos Laticínios de Aveiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário