terça-feira, 31 de março de 2020

Governo britânico reduz apoio a cidadãos europeus para combater pandemia

No Reino Unido, o Governo vai pagar 80% dos salários de quem está ...
O governo britânico vai reduzir o apoio ao processo de candidaturas à residência no Reino Unido obrigatório para europeus por causa do 'Brexit' e encaminhar recursos para a resposta à pandemia de covid-19.
Numa comunicação enviada hoje, o Ministério do Interior disse que o centro de contacto deixou de responder a telefonemas, os locais de verificação de documentos de passaporte fecharam e o serviço de verificação via postal foi suspenso.
Dúvidas e apoio a organização vai continuar por correio eletrónico e a verificação de documentos pode ser feita através da aplicação móvel, adianta.
As medidas foram tomadas, justifica o Ministério, para respeitar as orientações das autoridades sanitárias, prometendo retomá-las "assim que for seguro".
Na passada segunda-feira, o governo britânico decretou o confinamento obrigatório para todos os cidadãos, os quais só podem sair para fazer compras de bens essenciais, exercício uma vez por dia, dar assistência a uma pessoa vulnerável ou para trabalhar, se não o puderem fazer de casa.
"Ainda faltam 15 meses para o prazo de 30 de junho de 2021 das candidaturas ao Esquema de Residência da UE, e há muito apoio disponível 'online' para ajudar aqueles que desejam se inscrever", vinca o correio eletrónico.
As estatísticas mais recentes davam conta de que mais de três milhões de europeus já pediram o estatuto de residente no Reino Unido obrigatório a partir do próximo ano, entre quais 266 mil portugueses.
O sistema de regularização migratória ['settlement status'] foi aberto no âmbito do processo do 'Brexit', pois a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), concretizada a 31 de janeiro, determina o fim da liberdade de circulação do movimento nestes dois espaços.
Os cidadãos europeus, bem como os suíços, noruegueses, islandeses e nacionais do Liechtenstein, têm até 30 de junho de 2021 para se registarem, processo que é inteiramente digital.
O título permanente ('settled status') é acessível aos residentes há cinco anos no Reino Unido e do título provisório ('pre-settled status') aos que ainda precisam de completar o tempo necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário