terça-feira, 31 de março de 2020

Portugal | ”Andrà tutto bene”: um grito de esperança


“Andrà tutto bene” ou, em português, “Vai Ficar Tudo Bem”, não se trata de um videoclipe nem de qualquer outro formato comum associado à música ou à publicidade. Para estes dois Portugueses trata-se de algo bem mais preciso e precioso: trata-se de uma música e um filme, serem um só. 

A mensagem que foi apresentada ao mundo e que em menos de 48 horas se tornou num fenómeno global, nasceu de uma ideia do músico Cristóvam, que ainda nos versos iniciais a apresentou ao seu amigo realizador Pedro Varela. “Andrà tutto bene” era já uma homenagem à luta inglória que se travava nos hospitais Italianos e ao isolamento social que começava a ser uma realidade por toda a Europa. 
Cristóvam e Varela começaram então a desenvolver a ideia nos primeiros dias desta quarentena que se mantem já há quase 20 dias em Portugal, o país de ambos. O filme começava a nascer e moldava-se à música e vice-versa, alguns dias e madrugadas depois, entre sessões solitárias de composição e gravação na Ilha terceira, ou filmagens dirigidas remotamente com Paris e footage por medida a chegar de todo o mundo a Lisboa, que esta dupla conseguiu completar em tempo record a execução desta mensagem em formato de música e filme, que é também um grito de esperança.

A música foi misturada em Lisboa, assim como o filme que também recebeu finalização em vários locais diferentes nos arredores de Lisboa, todos juntos mas todos separados. Afinal trata-se de um grupo de amigos e profissionais que fizeram, no passado, muitos outros trabalhos em conjunto mas que, pela primeira vez, a distância física os manteve obrigatoriamente separados. 

Uma mensagem de dois portugueses para todo o mundo que nasce da parceria entre o cantor e compositor Cristóvam e o realizador Pedro Varela

Guia cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário