sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Passaporte para Tok'andar é a novidade desta edição


Decorreu no dia 27 de fevereiro, no Castelo de Porto de Mós, a sessão de apresentação da 16ª Edição do Tok’andar 2020.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, de Eduardo Amaral, Vice-presidente, de Patrícia Fino, do Grupo Port It, patrocinador oficial, de António Guerra, da Valorlis e do técnico de desporto da Câmara de Porto de Mós, Telmo Matos.

Após 15 anos de sucesso, a edição do Tok’andar de 2020 apresenta um programa de caminhadas de 4 meses, de março a junho, 211 km de trilhos, 21 percursos diferentes e 21 entidades parceiras, responsáveis pela organização de cada um dos percursos, esperando receber cerca de 2200 pessoas que vão percorrer as 10 freguesias do concelho, pela primeira vez representadas na totalidade nesta atividade.

A edição deste ano conta, ainda, com uma novidade, a existência de um passaporte de caminheiro que pretende, por um lado, fidelizar os participantes e, por outro, dar-lhes um registo dos locais por onde passaram. A ideia é cada um dos participantes apresentar o passaporte no dia caminhada e receber um carimbo que ateste a sua participação nesse dia. Quem realizar 15 caminhadas receberá, no final, um pau de caminheiro, 10 caminhadas uma t-shirt e 5 caminhadas uma prenda-surpresa.

O passaporte dispõe de informação sobre as freguesias, de dados sobre os percursos, como a distância, a dificuldade ou os contactos da organização e de um espaço para o registo dos carimbos.

À semelhança do ano passado, o Tok’andar volta a assumir-se como um eco-evento, com medidas que visam reduzir ao máximo a pegada ecológica da sua realização. Neste sentido, serão oferecidos às entidades organizadoras, copos de papel para os abastecimentos e sacos reutilizáveis, próprios para a realização de reciclagem, nos pontos de abastecimento, através da parceria com a Valorlis.

É, ainda, recomendado às associações que evitem o uso das garrafas pequenas de plástico, substituindo-as pelo uso de garrafões, e aos participantes que levem garrafas reutilizáveis (no ano passado foi oferecida uma a cada participante), evitando o uso de copos e de garrafas descartáveis.

Outra das componentes que caracteriza o Tok’andar é a riqueza dos percursos. Caminhar é apenas uma parte da experiência: também a fauna, a flora, as lendas e histórias, as tradições, o artesanato e a gastronomia ganham aqui espaço, como forma diferenciadora desta prática desportiva mas também como força promotora do património local.

Recorde-se que o Tok’andar é gratuito e aberto a todos. Os custos inerentes aos abastecimentos, brindes ou outras atividades são definidos pelas entidades organizadoras, ficando ao critério dos participantes aderir, ou apenas participar na caminhada gratuitamente.

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário