sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

QUALIFICAÇÃO DA RUA GUILHERME GOMES FERNANDES


Condicionamentos de trânsito 

Resultado de imagem para Rua Guilherme Gomes Fernandes,
Concluída a obra de reperfilamento da Rua Guilherme Gomes Fernandes, com o reposicionamento do muro e portão da entrada da habitação n.º 23 prossegue o investimento neste arruamento com a intervenção, pela empresa AdRA – Águas da Região de Aveiro, na rede de abastecimento de água seguindo-se a obra de qualificação urbana pela Câmara Municipal com a construção de passeios e repavimentação total do arruamento.
Assim, na próxima segunda-feira, dia 02 de março, serão implementados condicionamentos de trânsito (com corte de circulação) sendo salvaguardado o acesso a moradores.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

ALUNOS DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PARTICIPAM NA INICIATIVA “MÚSICA NA ESCOLA”
No âmbito do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), a Câmara Municipal de Aveiro com a colaboração da Orquestra Filarmonia das Beiras, promove na próxima semana, mais uma edição da iniciativa “Música na Escola” destinada a todos os Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a desenrolar-se no Centro de Congressos de Aveiro e no Teatro Aveirense.
A edição deste ano contará com um total de 3343 participantes (3086 alunos e 257 docentes e auxiliares), provenientes de 31 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, estando previstas cinco sessões, duas nos dias 03 e 04 de março, das 9h30 às 10h20 e das 10h45 às 11h35 e uma no dia 5 de março, das 09h30 às 10h20, que decorrerão no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.

Encerramento com Concerto de Família
A sessão de encerramento realiza-se no domingo, dia 08 de março pelas 16h00, com o Concerto de Família no Teatro Aveirense, num momento de partilha e interação entre as Crianças e os seus Familiares.

Esta iniciativa tem como objetivo divulgar, sensibilizar e formar o público infantil para a música erudita, acrescentando interatividade à experiência única e rica que é a de ver, ouvir e sentir uma orquestra ao vivo.
Sob o mote “Quatro Famosas Notas Musicais! Conhecer Beethoven e a sua música intemporal no 250º aniversário”, na edição de 2020 a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço e com o Professor Jorge Castro Ribeiro como apresentador, irá explorar a experiência intensa da música expressiva de Beethoven dando a conhecer a sua história entre a glória, a tragédia e a superação.
Para além de proporcionar as sessões pedagógicas, a Câmara Municipal de Aveiro facultará, igualmente, o transporte de todos os alunos para o Centro de Congressos, numa aposta de investimento na Educação e Formação dos mais novos.

EVOCAÇÃO DA PROCISSÃO DAS CINZAS EM AVEIRO
Este sábado, dia 29 de fevereiro, realiza-se a Sessão de “Evocação da Procissão das Cinzas em Aveiro” às 15h30, na Igreja de Santo António, na qual será contextualizada e historiada a Procissão das Cinzas, com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Miguel Capão Filipe, seguindo-se um momento musical com o Graduale – Grupo de Música Sacra de Aveiro - Quatre petits priéres de Saint François d´Assise, de Francis Poulanc, terminando com uma visita guiada à exposição.
A Procissão das Cinzas em Aveiro, por diversos fatores, deixou de se realizar em 1969, perfazem agora 51 anos. Contudo, o reconhecimento da importância da preservação da memória deste património imaterial e material precioso conduziu a CMA a estabelecer uma parceria com a Fraternidade Franciscana de Aveiro na promoção de uma exposição que evoca esta expressiva manifestação religiosa e popular.
A mostra “Evocação da Procissão das Cinzas em Aveiro”, que se desenvolve por diversos espaços das dependências da Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro e do convento de Santo António, que lhe é anexo, está patente de quarta Feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro, até 27 de setembro, podendo ser visitada livremente.
Estão expostas as imagens (13) que compunham o cortejo processional, assim como alguns objetos e trajes que a ele se associavam, bens preciosos que agora temos oportunidade de conhecer ou rever, trazendo à lembrança tradições afamadas e de grata memória como a que levava os pais a passar por debaixo dos andores de Santa Clara de Assis e São Luís, Rei de França, os seus infantes pedindo que lhes fosse dada a fala.

Programa:
15h30
Lúcia Maria da Silva Pereira, Ministra da Fraternidade Franciscana de Aveiro
Miguel Capão Filipe, Vereador da CMA
15h45
“A Ordem Terceira de São Francisco e a Procissão das Cinzas - Frei Daniel António Silveira Teixeira, Assistente espiritual da Fraternidade de São Francisco e Santo António de Aveiro
“A Procissão das Cinzas em Aveiro” – José António Christo, Museu de Aveiro/Santa Joana
16h30
Concerto pela Graduale – Grupo de Música Sacra de Aveiro - Quatre petits priéres de Saint François d´Assise, de Francis Poulanc.
Visita guiada à exposição evocativa da Procissão das Cinzas em Aveiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário