segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ÔMEGA TRÊS

O consumo de gorduras ou óleos em excesso pode ser prejudicial à saúde, principalmente quando se trata de gordura saturada e de gordura trans.
Entretanto, existem gorduras saudáveis! Nesse particular estão as gorduras poli-insaturadas, e o ômega três é a mais estudada entre todas elas, e está presente nos peixes de águas frias (salmão, atum, arenque, sardinha, bacalhau), no óleo de linhaça, no óleo de chia, e no óleo de coco.
Assim como existem aminoácidos essenciais (ou seja, aqueles que o organismo não produz, e precisam ser obtidos via alimento ingerido), também existem ácidos graxos essenciais, e o ômega três é um deles.
Esclarecendo: Aminoácidos são estruturas químicas que formam as proteínas. Se a parede de sua casa fosse uma proteína, cada tijolo que está ali, é um aminoácido.  Ácidos graxos são estruturas químicas que constituem as gorduras (estado sólido) e os óleos (estado líquido).Se a parede de sua casa fosse uma gordura ou um óleo, cada tijolo que está ali, é um ácido graxo.

PROPRIEDADES DO ÔMEGA TRÊS:
- Fortalece o sistema imunológico. (Mais imunidade, menos doenças.)
- Contribui para uma pele mais saudável.
- Auxilia no controle da pressão arterial.
- Possui efeito anti-trombótico, estimulando vasodilatação e inibindo agregação plaquetária.
- Possui ação anti-inflamatória.
- Reduz níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
A partir da ingestão de ômega três, há no organismo, biossíntese de dois ácidos graxos, que são de estruturas químicas semelhantes, mas que exercem funções orgânicas bem distintas. O primeiro é o EPA (ácido eicosapentaenoico) que está relacionado com a saúde cardiovascular. O segundo é o DHA (ácido docosahexaenóico), um ácido graxo fundamental para o desenvolvimento saudável do sistema visual e do sistema cerebral, além de estar associado à saúde materno-infantil.
Eu farei 68 anos em outubro vindouro, e tomo quatro cápsulas de ômega três todos os dias. Duas pela manhã e duas após o jantar. Para mim fez e faz um bem incrível.

João Antonio Pagliosa

Curitiba, 15 de agosto de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário