segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Hora de Fecho: O astronauta que imitou Bowie no espaço

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
EXPLORAÇÃO ESPACIAL 
O regresso à Terra foi como "se um gorila enorme estivesse a saltar em cima de mim e a abanar-me e depois agarrasse em mim e me atirasse de um penhasco". Entrevistámos o astronauta Chris Hadfield.
FAMÍLIA 
Uns são filhos, outros são enteados. Todos são uma família recomposta: um puzzle de afetos que representa uma dinâmica familiar cada vez mais frequente em Portugal.
RIO 2016 
Nelson Évora fez a marca de 16,99 e conseguiu a passagem automática para a final no Triplo Salto. Na Canoagem, Fernando Pimenta terminou em segundo a meia-final e vai à disputa de medalhas.
RIO 2016 
Nem o mundo nasceu para Usain Bolt, nem ele é fisicamente talhado para correr os 100m. Mas é o melhor do mundo. E não é uma questão de magia: é pura física - e uma pitada de genética.
RIO 2016 
Vanessa Fernandes foi prata em Pequim 2008, no triatlo. Aos 25 anos interrompeu a carreira por problemas de saúde. No Rio de Janeiro foi suplente, mas promete voltar com a maratona no horizonte.
INCÊNDIOS 2016 
António Costa justifica a opção que tomou como ministro. Esforço da administração interna "visava comprar tempo para que a reforma florestal fosse feita". E dez anos depois isso não aconteceu.
INCÊNDIOS 2016 
O primeiro-ministro anunciou a abertura de um inquérito para apurar o que correu mal no combate ao incêndio em São Pedro do Sul que veio do concelho de Arouca.
PSD 
Passos Coelho está "curioso" sobre qual vai ser o novo Orçamento da "troika das esquerdas". Na festa do Pontal e com os números da economia do seu lado, líder do PSD garante que "não será cúmplice".
LIVROS 
Do livro da atriz brasileira escolhemos seis ensinamentos e criámos outros tantos pensamentos alternativos. Desafiámos seis personalidades para escolherem quais os certos e os errados.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 
A morte de um jovem afro-americano às mãos da polícia de Milwaukee provocou uma nova vaga de protestos contra a violência racial. Confrontos entre manifestantes e polícia duram há 48 horas.
RIO 2016 
Patrícia Mamona terminou em sexto lugar na final do triplo salto, mas conseguiu superar-se, batendo o (seu) recorde nacional: 14,65m. Em Tóquio 2020 sonha fazer melhor "e dar medalhas".
Opinião

José Manuel Fernandes
Telma foi generosa, disse que tinha tido a "garra" dos portugueses. Antes fosse assim e a nossa regra fosse a da superação, humildade e querer. Não é. Preferimos sempre dizer: “a culpa não foi minha”.

Alexandre Homem Cristo
Com PS no governo, não foram apenas BE e PCP que mudaram, mas também jornalistas que, cobrindo temas sociais, abdicaram do dramatismo. Afinal, em Portugal deixou de haver fome, pobreza e emigração?

João Carlos Espada
Se as democracias continuarem a optar por uma política reactiva que permita aos autoritários manterem a iniciativa, podemos contar com a sombria perspectiva de ainda mais erosão do espaço democrático.

Luis Carvalho Rodrigues
Uma coisa é aproveitar a informação contida nas práticas e tradições médicas do passado, submetendo-a a validação de acordo com os cânones científicos, e outra é aceitá-la de forma acrítica e bovina.

José Milhazes
Uma das figuras centrais dos escândalos de doping na Rússia é o médico Serguei Portugalov. Portugalov? Que significa isso? Alguma coisa, mas há que recuar na História para ver a relação com Portugal.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário