segunda-feira, 15 de agosto de 2016

COREIA DO NORTE AMEAÇA LANÇAR ATAQUE NUCLEAR PREVENTIVO


 
(dv) KNS / KCNA
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015
A Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional, informou a agência central de notícias norte-coreana KCNA.
“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, diz um comunicado da agência estatal norte-coreana.
“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.
Segundo a agência norte-coreana, as forças armadas de Pyongyang, que se encontravam anteriormente preparadas para uma resposta militar, adoptaram agora uma táctica de ataque preventivo “para vencer a histeria militar absurda do inimigo“.
“Todas as unidades operacionais estão totalmente prontas a efectuar um golpe implacável contra o inimigo, caso venha a realizar a mínima provocação”, diz o texto.
Na passada terça-feira, o Comando Estratégico norte-americano anunciou que os Estados Unidosenviaram para região do Pacífico três bombardeiros B-2, capazes de transportar armas nucleares, para participarem em exercícios militares.
Não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça lançar ataques nucleares preventivos “contra os seus inimigos” – EUA, Coreia do Sul e Japão.
No início de março deste ano, a Coreia do Norte ameaçou “lançar ataques nucleares preventivos”contra a parte continental dos EUA e da Coreia do Sul, “se tal for necessário para a segurança do país”.
“Os ataques nucleares preventivos serão levados a cabo indiscriminadamente, em função das indicações do comandante do Exército Popular da Coreia”, anunciou um comunicado do Ministério da Defesa norte-coreano, divulgado pela agência coreana KNCA.
Alguns dias mais tarde, um responsável militar afirmou que a Coreia do Norte poderia lançar um míssil balístico para arrasar Manhattan com uma Bomba H e apagar o distrito nova-iorquino do mapa.
A Rússia interveio na guerra de palavras, avisando a Coreia do Norte, sua tradicional aliada, de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.
No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo do seu triunfante ataque nuclear a Washington.
Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.
A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.
Os mísseis balísticos norte-coreanos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10.000 km, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.
Lisboa está para além do alcance dos mísseis norte-coreanos, mas o Porto e o norte de Portugalestão ainda dentro do raio de acção das armas nucleares norte-coreanas.
RT
Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte
Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte
Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano.
A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário