segunda-feira, 16 de julho de 2018

360º- Como a França foi campeã mundial 20 anos depois; o dia J de Ronaldo; o que dirá Trump a Putin?; e os 100 anos do brutal assasssínio dos Romanov

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Donald Trump vai terminar as sua atribulada viagem pela Europa com um encontro com Putin em Helsínquia. É a primeira cimeira bilateral entre ambos, a discussão passará pela Ucrânia, Síria, energia e armas nucleares, mas também pelas suspeitas de conluio nas eleições de 2016. Isto, nas previsões normais do João de Almeida Dias e do resto do mundo, porque quando se fala de Trump...

Já oficialmente recandidato à Casa Branca, ontem o presidente americano disse, entre outras coisas, que a União Europeia, a China e a Rússia são os inimigos dos Estados Unidos. E, segundo Theresa May, aconselhou-a a processar a UE por causa do Brexit e a deixar-se de negociações...

Pelo meio, a China veio pedir uma aliança à UE contra a guerra comercial de Trump porque a tensão não pára de aumentar.

Da tática 'trumpista' para a bola. Ronaldo chegou ontem de surpresa a Turim onde hoje será apresentado como jogador da Juventus. No dia pós final do Mundial, só se ouvirá seguramente falar do novo 7 da 'Juve' que já tinha milhares de adeptos à sua espera esta manhã (seguiremos toda a apresentação em directo), mas chegou a ser oferecido ao Nápoles. O CM avança mesmo que o jogador venderá todo o património que tem em Espanha, por causa do litígio com o fisco.

Será que a transferência italiana lhe valerá um dos títulos que mais quer? A eleição de Modric e de Mbappé como melhor jogador e jogador revelação do Rússia 2018 deixaram difíceis as contas para a próxima Bola de Ouro.

Então vamos lá ao Mundial. Foram precisos 20 anos para a França perceber a evolução do futebol e voltar a ser campeã. E sem cometer também os mesmo erros de há dois anos frente a Portugal no Europeu. Os segredos da equipa de Deschamps estão na crónica do Bruno Roseiro sobre a final em que os franceses bateram a Croácia por 4-2. O seleccionador francês (o pé quente que chegou ao olimpo) foi o primeiro a admitir que aprendeu a lição com Portugal e por isso houve festa da Torre Eiffel ao mundo inteiro.  

O que pode ainda ler sobre a final de ontem


 
    Outra informação relevante 
    Provavelmente só amanhã serão conhecidas as medidas de coação a aplicar aos 59 detidos na operação contra os Hells Angels, tendo em conta o número de arguidos. Só quatro deles aceitaram falar e a defesa de alguns criticou o processo. Sabe-se também que a PJ antecipou a operação depois de um alerta do SIS para um possível atropelamento em massa que estava a ser preparado para a concentração de Faro

    Mas o que faz dos Hells Angels "o maior e mais perigoso grupo de motards do mundo"? Leia o que escreveram e o que disseram especialistas à Sara Antunes de Oliveira e à Marta Leite Ferreira e perceba.

    Nove pessoas foram atropeladas em corridas ilegais em Famalicão. As vítimas estavam a assistir quando um dos condutores perdeu o controlo do carro, mas nenhuma está em estado grave.

    Afinal não foi devolvido material a mais, ainda há armamento de guerra roubado em Tancos por recuperar. A gravidade da notícia dada pelo Expresso levou o Presidente a exigir um esclarecimento cabal, o PSD a falar em segurança nacional e o CDS a admitir avançar com um pedido de uma comissão de inquérito que a esquerda não rejeitou. Mas o ministro recusou dar esclarecimentos e atirou responsabilidades para o Ministério Público.

    E como estamos na Geringonça? Como resumiu Marques Mendes, apesar de até no Governo António Costa e Santos Silva parecerem entrar em contradição, ambos pensam "o mesmo"O Orçamento vai ser aprovado com o acordo dos parceiros da esquerda, mas esta solução não é repetível depois de 2019. Por isso, ou o PS consegue maioria ou haverá um pântano. Jerónimo até já avisou que "assim não dá". Mas até Outubro, vão chover exigências.

    Para já, os funcionários públicos que aceitem trabalhar no interior vão receber mais dois dias de férias e o dobro do abono de família. O incentivo faz parte do Programa de Valorização do Interior, avança o JN.

    Na Justiça 'à portuguesa', a juíza Fátima Galante vai poder voltar a exercerA magistrada está a ser investigada num processo por corrupção em que está envolvido o ex-marido Rui Rangel, mas o Supremo Tribunal de Justiça decidiu que pode voltar a trabalhar na Relação.

    E o Ministério Público critica o juiz Ivo Rosa por não levar a julgamento por terrorismo um marroquino suspeito de recrutar para o Estado Islâmico, escreve o DN.

    Dois cidadãos búlgaros sobreviveram dois dias no aeroporto de Lisboa com ajuda da polícia que lhes dava as refeições. Enganados com um contrato de trabalho não pago, valeu-lhes depois um anónimo que lhes pagou a viagem de volta a casa.

    Os 12 jovens e o treinador resgatados da gruta da Tailândia vão ter alta na próxima quinta-feira. No hospital têm gravado mensagens a agradecer a quem os salvou e homenagearam o mergulhador que morreu. Felizmente, não percebem inglês e não estão a assistir à guerra entre Elon Musk e um outro mergulhador, que já inclui insultos e acusações de pedofilia.






    Os nossos Especiais 

    Faz amanhã 100 anos de um dos crimes mais violentos e hediondos na União Soviética de Lenine. Na madrugada de 17 de julho, um grupo de homens escolhidos a dedo matou o czar Nicolau II e toda a família real russa de forma brutal. Em 11 capítulos, a Rita Cipriano conta de forma explícita a história um dos momentos mais negros da Rússia, que durante anos foi negado e ainda hoje continua a ser investigado.

    Não se preocupe, não sou mórbida, é só uma coincidência, mas o outro texto especial que lhe recomendo também é sobre mortos. Fala de uma profissão que poucos conhecem: a de tanatopractor. São a eles que os corpos são entregues para serem tratados. Mas não é um trabalho fácil, como conta um destes profissionais neste último trabalho do Tiago Palma para o Observador.



    A nossa opinião

    • Alexandre Homem Cristo escreve sobre "O reino da impunidade": "Os portugueses são os campeões da indignação contra os seus políticos, mas são também os principais culpados pelos políticos que têm: votam neles, porque deles aceitam tudo e já não esperam nada".
    • Luís Rosa escreve sobre as "Utopias e irrealismos de António Costa": "Independentemente das equações eleitorais, o período de governação de António Costa arrisca-se a ficar para a história como uma oportunidade perdida -- como foram os Governos Guterres".
    • Helena Matos escreve sobre o "processo de domesticação em curso": "Dizer-se farto dos estrangeiros-turistas é sinal de cultura. Dizer-se farto dos refugiados/migrantes é racismo. Contraditório? Não. É o processo de domesticação em curso".
    • João Marques de Almeida escreve sobre "os tweets de Trump": "O poder e a importância dos Estados Unidos exigem que se tente entender a estratégia de Trump, sobretudo se se discorda dela. Façam um esforço para analisar e compreender. Terão humildade suficiente?".
    • Alberto Gonçalves escreve sobre o "papelão nacional": "Pensando melhor, é absurdo reservar o Panteão aos mortos. Se eu mandasse, bênção de que a nação não usufrui, o Panteão seria o destino imediato dos vivos que revelassem indícios de dimensão épica".
    • João Carlos Espada sugere mais livros para as férias: "Cinco livros recordam o binómio altamente improvável em que assenta o mistério político ocidental: a rivalidade civilizada entre direita e esquerda democráticas".

     
    Notícias surpreendentes 
    Quando tinha apenas seis anos, Simeão II foi nomeado Rei da Bulgária. Com a imposição do comunismo, fugiu e passou 50 anos no exílio. Depois, foi eleito primeiro-ministro. Em entrevista ao João de Almeida Dias, conta tudo o que viveu: "Um Rei no exílio pode ser uma figura patética e toda a minha vida fiz por não sê-lo", diz.

    Em Portugal há cada vez mais filhos únicosQuais as vantagens e inconvenientes? O que nos leva a não ter mais filhos? A Cláudia Pinto foi ouvir pais, investigadores e especialistas.

    Ainda não foi de férias? Então espere... Não feche já a mala. Tem aqui 34 sugestões de livros para o Verão. Há romance, poesia e ideias de bom vinho.

    Já agora, um alerta que pode ser útil para este tempo de descanso para muitosSabia que as perguntas que fez nas stories do Instagram não são anónimas?

    Feito o resumo da manhã e do fim de semana, esta segunda-feira vai continuar com os mesmos temas em destaque: Trump (na cimeira como Putin) e futebol (com a apresentação de Ronaldo em Turim). Conte com o Observador para o manter a par destas e das outras notícias do diaE não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

    Boa segunda
     
    Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
    no Facebook no Twitter por e-mail
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Observador
    ©2018 Observador On Time, S.A.
    Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário