quarta-feira, 20 de abril de 2016

Hora de Fecho: Governo congela despesa até 2020

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PROGRAMA DE ESTABILIDADE 
O Governo prevê cortar o défice em cerca de 1.430 milhões de euros em 2017 e aumentar o ajustamento estrutural no próximo ano, com a economia a crescer menos. Défice desaparece em 2020.
ECONOMIA 
O Governo prepara-se para apresentar uma meta de 1,4% para o défice do próximo ano, o que implica conseguir uma consolidação orçamental na ordem dos 1.400 milhões de euros.
ORÇAMENTO 2016 
Programa de Estabilidade surge com a mesma meta de crescimento para este ano. Governo diz que a execução orçamental do primeiro trimestre é boa e transmite confiança que não precisará de mais medidas.
BLOCO DE ESQUERDA 
Em entrevista à Renascença, Catarina Martins diz que o BE nunca discutiu qualquer "plano B" orçamental com o governo socialista. Nem faz sentido estar a preparar isso, neste momento.
CASO BES 
O Ministério Público conseguiu reconstituir parte da 'lista' de pagamentos de offshores secretos do GES. Políticos portugueses e venezuelanos e gestores do BES e da PT estão referenciados.
POLÍCIA 
O sindicato representa cerca de 1500 agentes da PSP e alguns dirigentes acusam a direção de "falta de transparência". Só no início de abril foram apresentadas as contas de 2011 a 2014.
GOVERNO 
O Governo esteve na estrada e recolheu mais de mil sugestões para o novo programa Simplex, a apresentar já em maio. Quanto às queixas ouvidas, há uma que se destaca: os tempos de espera dos serviços.
TRIBUNAIS 
Julgamento vai recomeçar três meses após a audiência que culminou num pedido de afastamento da juíza titular do processo. Sessões prolongam-se até outubro. Há mais de 70 testemunhas para ouvir.
FPF 
Eleições para a FPF realizam-se a 4 de junho e Fernando Gomes, atual presidente, deve ser o candidato único. Além de Meirim, integrou também José Fontelas Gomes na lista.
BARCELONA 
Só podem estar. Esta quarta-feira é dia de Barcelona, Atlético e Real jogarem na liga espanhola, numa altura em que só estão separados por um ponto. Isto já não estava tão renhido desde 2003.
VIRAL 
Os sósias podem baralhar-nos e até colocar-nos em grandes mal entendidos. Mas quando eles já viveram há muitos séculos o mistério adensa-se ainda mais. Conheça os sósias destes 15 famosos.
Opinião

José Manuel Fernandes
O Bloco pode dizer tudo o que entende que ninguém se incomoda. Catarina Martins pode exceder-se ou disparatar que ninguém escrutina. A esquerda-chique tem de facto um encanto bem especial - e venenoso

Luís Aguiar-Conraria
Promover a construção civil através de mais uma desorçamentação e depauperando os recursos da Segurança Social, que enfrenta problemas gravíssimos de sustentabilidade, é juntar o insulto à injúria.

Maria João Marques
O nome ‘cartão do cidadão’ é ótimo símbolo dos tempos socráticos em que foi criado: possidónio, pretensioso, a armar ao moderno mas que poucos anos depois já se vê que foi mal pensado, se não ofensivo

José Milhazes
Num país atolado em problemas económicos e sociais graves, a discussão sobre a alteração do nome do cartão de cidadão é um sintoma gravíssimo -- chamar-lhe-ia o “sintoma do sexo dos anjos”.

Diogo Tapada dos Santos
Vivemos num país estranho: os animais vão deixar de ser coisas, e os embriões muitas vezes nem coisas são. Como compreender tal esquizofrenia?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário