quarta-feira, 20 de abril de 2016

DESCOBERTA EM ATENAS VALA COMUM COM 80 ESQUELETOS DE JOVENS ALGEMADOS


 
(dr) Ministério da Cultura de Atenas
-
Duas valas comuns foram descobertas na região de Falirikon Delta, no sul de Atenas, contendo os esqueletos de 80 homens jovens, muitos dos quais algemados nas mãos e pés. Os esqueletos foram datados entre 675 e 650 aC.
Os túmulos encontravam-se num cemitério antigo na periferia de Atenas. A descoberta aconteceu quando trabalhadores preparavam as bases para a construção da nova Biblioteca Nacional da Grécia.
As autoridades atenienses vão agora lançar uma investigação para decidir se o local será mesmo usado para a construção da Biblioteca Nacional, ou se deverá ser preservado.
Quando as sepulturas foram descobertas, os arqueólogos chamados a analisar o achado encontraram os esqueletos todos alinhados – alguns de estômago para cima, outros para baixo.
Dos 80 esqueletos, 36 estavam algemados com ferros. Os seus dentes estavam em boas condições, o que indica que os homens eram jovens e saudáveis.
Dois pequenos vasos decorativos colocados ao lado dos esqueletos permitiram que os cientistas datassem os restos com bastante precisão: cerca da segunda metade do século 7 aC, um período de grande turbulência política na região.
Segundo a Science Alert, os arqueólogos estão a considerar a hipótese de que os homens mortos fossem seguidores de Cylon, um nobre da Grécia Antiga que tentou sem sucesso assumir o controle da capital, há quase 3.000 anos atrás.
Os homens foram, provavelmente, feitos como prisioneiros aproximadamente na altura da morte de Cylon, o que dá peso à hipótese de que fossem seus seguidores.
Nessa época, Cylon liderou um golpe fracassado em Atenas, que foi relatado pelos historiadores gregos Heródoto e Tucídides. Cylon julgava que poderia ser um belo líder tirano – mas os atenienses não concordaram.
Cylon teve que procurar auxílio na cidade vizinha de Megara.
Após a captura da Acrópole durante o Festival de Zeus, em 632 aC,  Cylon foi perseguido, tendo conseguido fugir com o irmão – ao contrário dos seus seguidores, que ficaram em Megara.
Os seguidores de Cylon foram encurralados pelos atenienses e forçados a refugiar-se no Templo de Atena, onde permaneceram até ficarem sem comida, tendo acabado finalmente por se entregar aos 9 arcontes – os magistrados de Atenas.
Megacles, o líder dos arcontes, tinha prometido que a vida dos seguidores de Cylon seria poupada, mas assim que os jovens deixaram o templo, foram condenados à morte.
Os 80 esqueletos agora podem assim ser os restos desses jovens soldados, que até agora não tinham sido encontrados.
ZAP / HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário