sexta-feira, 12 de março de 2021

Freguesia do Seixo consegue 150 mil euros do Turismo de Portugal para requalificação da Casa Gandaresa

 

A Junta de Freguesia do Seixo viu aprovada uma candidatura, submetida em 2018 ao Turismo de Portugal, no valor de 150 mil euros, e que será encaminhada para a requalificação de uma Casa Gandaresa que se vai tornar num Centro de Interpretação da Casa e da Cultura da Gândara.

Este projeto visa a preservação e valorização da Casa Gandaresa, conferindo-lhe novas valências e funções, no âmbito particular das atividades turísticas, e de forma a mobilizar a comunidade local a dinamizar as respetivas bases económicas, sempre com respeito pelo carácter distintivo da arquitetura que define esta casa.

A Casa Gandaresa já está a ser alvo de recuperação, mantendo a traça original, e, para além disso, a candidatura vai possibilitar a disponibilização de componentes museológicos digitais e outros recursos que vão permitir comunicar a cultura desta região de uma forma interessante, dinâmica, interativa e educativa.

A execução deste projeto irá conferir à Região Gandaresa (e à própria Região Centro) um referencial turístico com identidade secular, possibilitando ainda uma forte “partilha” de conhecimento (tradições, usos e costumes) entre a comunidade local e os turistas.

Recorde-se que a Casa Gandaresa é a expressão mais fiel alusiva à vivência da comunidade local e a evidência das características geomorfológicas da própria região, a qual se expressa nos materiais de base à sua construção, visto que a Casa Gandaresa era construída em adobe (feitos de barro e cal - recursos endógenos da região). A identidade gandaresa está intrinsecamente ancorada ao modus vivendi das comunidades que há vários séculos se estabeleceram neste território (Mira, Vagos, Cantanhede, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Anadia, Mealhada, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz) e na forma como trabalharam o solo e tiravam partido dos seus recursos endógenos, tendo em consideração as suas características geomorfológicas e os métodos e técnicas adotados para o concretizar.

Para Tiago Cruz, Presidente da Junta de Freguesia do Seixo, “É extraordinário termos conseguido mais um apoio para a nossa Freguesia, desta vez na área do património. A cultura gandaresa tem, provavelmente, a sua expressão material mais visível na Casa Gandaresa, pelo que a defesa e valorização do nosso património merece toda a nossa dedicação e esforço.  A Casa e a Gândara têm uma ligação umbilical, pelo que é nossa obrigação preservá-la nos tempos vindouros, mantendo bem viva o que outrora serviu de habitação aos nossos antepassados”.

O autarca reforça ainda que “nada disto teria sido possível sem o forte apoio da comunidade Seixense, em particular da Associação Cultural e Recreativa do Seixo e das suas secções, bem como do apoio do Orçamento Participativo Municipal promovido pelo Município de Mira”Tiago Cruz conclui afirmando que “o Seixo tem pela frente um grande desafio, mas ficará dotado de um dos mais emblemáticos e representativos equipamentos culturais com fins turísticos da região, pelo que se trata de um bom e rentável investimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário