sexta-feira, 12 de março de 2021

Empreendedorismo no feminino encerra Semana da Igualdade de Género


A Semana da Igualdade de Género, promovida pelo Instituto Piaget, encerra amanhã (sábado, dia 13) com um workshop dedicado ao empreendedorismo no feminino. O evento marca o termo de um ciclo de seis dias recheado de mesas redondas, debates e tertúlias online em torno do conceito social de género.

Caracterizar o perfil empreendedor das mulheres, compreender o modo como concebem o empreendedorismo, os motivos e os constrangimentos associados à criação de um negócio próprio, bem como a identificação das melhores oportunidades ou as dificuldades com que se deparam serão alguns dos assuntos a abordar neste workshop.
São vários os estudos e publicações que abordam a prática do empreendedorismo feminino, focando-se em compreender o que leva as mulheres a criarem o seu próprio negócio. Neste encontro, serão também partilhadas pistas sobre as possibilidades que existem para a internacionalização dos projetos empreendedores, os diferentes meios de financiamento disponíveis no mercado e os mais usados pelas empreendedoras.

Além da perspetiva académica da sociologia económica, abordando o processo empreendedor no masculino e no feminino, o workshop contará com o testemunho de mulheres empreendedoras que partilharão o seu processo criativo, a forma como deram os primeiros passos, como ultrapassaram as dificuldades e os fatores de sucesso que destacam, também pelo facto de serem mulheres.

O painel de convidadas é composto por Margarida Piteira, docente do ISCAL e autora do livro “Construção Social da Inovação”, Mónica Moreira, gestora de cliente na Direção da Rede Externa e Institucionais da AICEP, Daniela Ricardo, empreendedora, chef, professora e consultora de alimentação consciente e natural, e Teresa Rosalino, empreendedora e fundadora da Talk&Shine.

A moderação estará a cargo de Alda Bernardes, doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa e professora na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.

Face à atual pandemia, todas as iniciativas da Semana da Igualdade de Género foram transferidas para o universo virtual, podendo ser acompanhadas em direto pelas redes sociais do Instituto Piaget ou pela plataforma Zoom.

O acesso é gratuito, podendo o registo para participação ser efetuado pelo link https://zoom.us/meeting/register/tJwqdOyqrz8oGNBwklYZqUK09_9cU_vFtEYU.


Luís Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário