segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Na Igreja Paroquial de S. António, em Covões: Apresentação de Paulo Bernardino encerra Ciclo de Concertos de Órgão de Tubos

Cerca de uma centena de pessoas assistiu ao brilhante recital em Órgão de Tubos que Paulo Bernardino apresentou ontem, dia 23 de janeiro, na Igreja Paroquial de S. António, em Covões, fechando assim com chave de ouro o Ciclo de Concertos de Órgão de Tubos.

Entre o público presente há a destacar a presença de Helena Teodósio e Pedro Cardoso, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, respetivamente, e Vera Lúcia Silva, tesoureira da União das Freguesias de Covões e Camarneira, entre os muitos convidados que marcaram presença nesta iniciativa cultural.

Integrado na programação cultural em rede “Tradição – Da Serra ao Mar”, em parceria com os municípios de Oliveira do Hospital e Mortágua, contando com a colaboração da CulturX – Associação de Desenvolvimento Artístico, o recital encerrou assim da melhor forma uma programação particularmente direcionada para este exigente instrumento que a autarquia cantanhedense promoveu nos meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022.

Do programa que o conceituado compositor e maestro Paulo Bernardino levou à estante constaram obras do reportório barroco, como é o caso da Toccata (Aeolian), Fantasia (Aeolian) e Pavana Hispanica (4 variações), de Jan Pieterszoon Sweelinck, Partitas de I a IX “O Gott, Du Frommer Gott!” – BWV 767, de Johann Sebastian Bach, e Fuga em lá menor (HWV 609), de G. F. Händel. Este brilhante intérprete de piano e órgão apresentou ainda outras obras emblemáticas deste género musical, com particular destaque para Sonata em Dó Maior e Sonata em lá menor, de Carlos Seixas, Tiento de Falsas de 2º tono [per Ge sol re ut], de Pablo Bruna, e 3 [de 5] Versos sobre o Ave Maris Stella, de Manuel Rodrigues Coelho.

Recorde-se que o projeto “Tradição da Serra ao Mar” surge no âmbito de uma parceria entre os municípios de Cantanhede, Mortágua e Oliveira do Hospital, contando com a colaboração da CulturX – Associação de Desenvolvimento Artístico. Este ciclo de concertos teve como principal objetivo fomentar o investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do Património Cultural dos territórios dos três concelhos. A iniciativa resulta de uma candidatura ao “Centro 2020 – Programação Cultural em Rede – Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” e está assente numa programação cultural focada na Tradição e no património local e regional, que visa ainda contribuir para a diminuição das assimetrias e reforçar a coesão territorial, contribuindo, simultaneamente, para o incremento da imagem externa da região nas suas similitudes e particularidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário