domingo, 10 de abril de 2022

Vereadora Célia Simões falou de igualdade do género na EB 2,3 Marquês de Marialva. Projeto Erasmus+ traz a Cantanhede alunos espanhóis e italianos

Não é o género que nos distingue enquanto pessoas, mas não é menos verdade que a balança da igualdade do género ainda está desequilibrada. Foi esta, em síntese, a mensagem que a vereadora Célia Simões deixou na Assembleia de Alunos da Escola Básica 2,3 Marquês de Marialva. A sessão, enquadrada no projeto Erasmus+ intitulado “Europe R Us, Everybody in!”, que dá particular ênfase à temática da igualdade do género, teve na plateia alunos da escola de Cantanhede e de estabelecimentos de ensino de Espanha e Itália.

Ao intervir na sessão presidida pela diretora do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Fátima Gomes, a autarca deixou o testemunho da sua própria carreira profissional, assente em cargos de liderança, mas durante a qual nunca se sentiu descriminada pelo facto de ser mulher. “Enquanto enfermeira gestora tive hipótese de liderar equipas, mas também o faço agora enquanto vereadora do Município de Cantanhede. No meu caso, sempre me senti integrada e tratada com equidade, mas quando olho em redor vejo que a balança da igualdade de género está um pouco desequilibrada”, constatou.

Embora entenda que “não é o género que nos distingue enquanto pessoas”, Célia Simões diz que vê nas mulheres “mais características de liderança”, uma vez que estão habituadas a conjugar a gestão familiar com a profissional. A par disso, as mulheres orientam a sua liderança “numa visão mais inclusiva e racional”.

A vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Cantanhede deixou como exemplos de afirmação pela competência e não pelo género de duas personalidades centrais no mapa político europeu, Ursula Von Der Leyen e Roberta Metsola, presidentes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, respetivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário