segunda-feira, 16 de maio de 2016

França vai ter gabinete de apoio aos portugueses no estrangeiro

Foto:sapo.pt
A cidade Pontault-Combault, nos arredores de Paris, vai ter "o primeiro gabinete de apoio aos portugueses no estrangeiro".
"Será o primeiro gabinete de apoio aos portugueses no estrangeiro, que em Portugal designamos de gabinete de apoio ao emigrante estabelecido nas câmaras municipais", avançou José Luis Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, acrescentando que o objetivo é "criar uma rede de estruturas de apoio aos portugueses no estrangeiro com recurso à disponibilidade de recursos logísticos e também de pessoal da parte das câmaras municipais".
O governante afirmou que "este é o primeiro mas outros se seguirão, não apenas na França mas em outros países da União Europeia", indicando que há disponibilidade das câmaras municipais de Saint-Gilles, em Bruxelas, de Manchester, de Stanford e Wrexham, na Grã-Bretanha.
A cooperação com os municípios estrangeiros vai permitir "um apoio administrativo do ponto de vista social, do ponto de vista de apoio às micro e pequenas empresas de portugueses que se encontram no estrangeiro e do ponto de vista da relação institucional com outras entidades da administração francesa, nomeadamente com tudo o que tem a ver com os serviços de proteção civil", continuou.
O primeiro gabinete de apoio vai ficar na Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault (APCSPC) e a câmara municipal vai "auxiliar no financiamento desta infra-estrutura", acrescentou José Luís Carneiro, no dia em que assina o protocolo de cooperação com a autarquia e com a APCSPC.
Para o presidente da associação, Mário Castilho, trata-se de algo "extraordinário porque é o reconhecimento do trabalho que é feito em Pontault-Combault pela associação", explicando que já se fazem "permanências sociais para a comunidade portuguesa todas as quartas-feiras" e que estas vão passar a ser diárias.
A APCSPC existe há 41 anos, tem um instituto lusófono com 170 alunos e quatro professores, um grupo de teatro e um coral, organizando a festa franco-portuguesa de Pontault-Combault, "a maior festa da comunidade portuguesa na Europa", segundo o organizador.
O secretário de Estado indicou, por isso, que na sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros deliberou um apoio financeiro de cinco mil euros para a organização da festa de Pontault-Combault "que reúne mais de 40 mil portugueses de toda a França" e avançou que "outros apoios que serão concedidos, nomeadamente para o ensino da língua portuguesa".
Em relação ao associativismo em França, José Luís Carneiro declarou que está a ser avaliado "o conjunto dos pedidos de apoio realizados pelas associações em França que andam na casa dos 200 mil euros", indicando que haverá uma cerimónia para a atribuição pública dos apoios", na qual serão indicados "os critérios que passarão a presidir a atribuição dos apoios" e "o estabelecimento de um período de candidaturas".
José Luís Carneiro louvou, ainda, o trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Paris que "vai ver o apoio reforçado porque desenvolve um trabalho muito importante nomeadamente de visitação à população reclusa" e do Centro Cultural e Recreativo dos Portugueses de Plaisir, que visitou este sábado.
Na festa esteve Miguel Alves, presidente da câmara de Caminha, a cidade geminada com Pontault-Combault desde 1978 e que quer reforçar as parcerias económicas, culturais e turísticas com o município.
"O que estamos a tentar fazer com esta presença é juntar o interesse económico que é importante para as empresas portuguesas que podem investir em França e para as empresas francesas que podem investir em Portugal; o interesse turístico de podermos encontrar maneiras de tentar valorizar a nossa terra e, finalmente, o interesse das pessoas se juntarem", declarou o autarca.
Fonte: JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário