segunda-feira, 16 de maio de 2016

Hora de Fecho: Será possível transformar o capitalismo?


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!

ECONOMIA 
Christian Felber quer reorientar o capitalismo para que sirva o bem comum e até já conseguiu 'converter' duas mil empresas, bancos e municípios. O dinheiro é o meio, diz, não pode ser o objetivo.
CASO BPP 
A multa de 1,5 milhões de euros aplicada pelo Tribunal de Supervisão a João Rendeiro no caso BPP foi confirmada pela Relação de Lisboa. Valor total das coimas confirmadas chega a 8 milhões de euros
SUPERVISÃO BANCÁRIA 
Supervisor fala em aumento muito expressivo do número de processos de contraordenação que são de especial dimensão e complexidade. Gestores com idoneidade reavaliada quase triplicaram para 33.
BANCO DE PORTUGAL 
O Banco de Portugal quer pagar 183 milhões em dividendos ao Estado. O problema é que em fevereiro o Governo aumentou a estimativa de 200 para 240 milhões e incluiu o número nas promessas a Bruxelas.
SEGURANÇA SOCIAL 
Plano de combate à fraude e evasão contributiva foi apresentado esta segunda-feira. Governo detalhou como vai arrecadar mais 200 milhões de euros ainda este ano.
CRÉDITO À HABITAÇÃO 
Parece improvável, nesta fase, que se regresse aos tempos do financiamento a 110% ou 120% do valor do imóvel. Mas já se nota uma tendência para exigir aos clientes cada vez menos em entrada inicial.
SANTANDER 
Ex-eurodeputado socialista e ex-ministro das Finanças juntam-se, como independentes, ao conselho de administração do Santander Totta. Um conselho que passa a contar com três mulheres.
II GUERRA MUNDIAL 
No mês em que se celebram 71 anos desde a derrota oficial da Alemanha nazi, um ponto de viragem na História do mundo, foram libertadas 12 imagens nunca vistas da Europa depois do conflito.
PASSADEIRA VERMELHA 
A XXI gala dos Globos de Ouro decorreu no Coliseu de Lisboa. Houve prémios, homenagens e uma passadeira vermelha colorida.
REDES SOCIAIS 
A fotografia não é nova, terá pelo menos três anos, mas foi publicada apenas há oito semanas. Neste curto espaço de tempo, 3.6 milhões de pessoas gostaram dela. Descubra aqui qual é.
ECONOMIA 
Um jornalista da BBC relatou os últimos resultados da Apple dizendo que o iPhone era o produto mais rentável de sempre. Mas será mesmo assim? A própria emissora britânica foi rever os números.
Opinião

José Manuel Fernandes
Que país em ruínas sobrará depois de uma experiência governativa cujo único cimento é a sobrevivência no poder, cujo programa é um regresso ao passado, cujo efeito começa a ser devastador na economia?

Alexandre Homem Cristo
Quem, nestes dias, acompanhou a polémica à volta dos contratos de associação ficou com um retrato muito rigoroso de como se debate a educação em Portugal: a pensar em tudo, excepto nos alunos.

João Carlos Espada
O ideal seria que alguém conseguisse explicar aos adeptos do “Ocidente racionalista” que podem praticar o seu culto à vontade — desde que não obriguem os outros a adoptar o culto deles.

Helena Matos
Esta espécie de revolução a retalho em que os radicais nos mantêm depois de terem desistido de a fazer por grosso, permite-lhes condicionar a sociedade muito para lá do poder que o voto lhes dá.

Lucy Pepper
Os homens querem que as mulheres sejam mais femininas; as neo-feministas querem que as mulheres sejam mais masculinas. E nós, as mulheres, como é que queremos ser?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário