quarta-feira, 11 de outubro de 2017

360º - Como Santana fintou Rio (e qual é a sua equipa e estratégia); Portugal no 5º Mundial (onde Messi também estará); e o jogo suspenso na Catalunha

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... é oficial, Santana Lopes vai ser candidato à liderança do PSD. Anunciou-o de forma insólita na SIC Notícias (durante o seu programa de comentário com António Vitorino), a menos de 24 horas de Rio o fazer em Aveiro (esta tarde): "Acho que é um dia de boas notícias, Portugal ganhou e eu sou candidato à liderança do PPD-PSD". Usando sempre a sigla completa do partido, Santana (que à tarde se despedira dos trabalhadores da Santa Casa por carta), contou depois pormenores da sua decisão, deu detalhes do que vai ser a campanha, deixou indiretas a Rui Rio (apesar de dizer que não quer guerras eleitorais) e uma garantia a António Costa: vai-lhe ganhar as legislativas de 2019.

E nesta quarta corrida de Santana ao trono laranjaquem está com Santana, o que tem ele para oferecer ao partido, o que pode ganhar e o que tem a perder? A Rita Dinis e o Miguel Santos Carrapatoso falaram com muita gente do PSD e têm respostas.

Na Catalunha, independência declarada, independência suspensa, confusão prolongada. Carles Puigdemont foi ao parlamento catalão dizer que se sentia "mandatado pelo povo", depois do 'sim' ter vencido o referendo ilegal, para declarar "a independência da República Catalã", mas logo depois disse que o processo ficava suspenso para permitir o diálogo nas próximas semanas.

Este PIEC (Processo de Independência em Curso) deixou os aliados independentistas do governo regional em pé de guerra e expôs as divisões dos partidos e da sociedade catalã: a CUP assinou a declaração de independência, mas saiu do parlamento e deixou Puigdemont sem maioria. 

A bola está agora do lado do Governo de Madrid: o Conselho de Ministros está reunido desde as 8h00 da manhã e Rajoy fala no Congresso às 15h00. Estamos já a seguir em direto tudo o que se passa em Espanha, onde pode ser anunciada a aplicação inédita do declaração do artigo 155, que retira a autonomia à Catalunha (agora com mais um argumento, o de que a região está ingovernável).

E entre um “golo fantasma” ou um “gatillazo", os jornais espanhóis dividem-se sobre como qualificar o (meio) anúncio de Puigdemont. O catalão La Vanguardiachama-lhe "Desconcert", o El País diz estarmos perante uma "nova armadilha", o El Mundo usa a palavra "mascarada" e o El Españolrefere-se aos "huevos" do líder catalão.

Mas a noite foi também de decisões no futebol e Portugal não deixou o apuramento em suspenso. A vitória por 2-0 que acabou com a invencibilidade suíça que já ia em 14 jogos coloca a seleção pela quinta vez consecutiva na fase final de um Mundial. Um presente de (e para) Fernando Santos, homem cuja máquina de calcular bate sempre certo, como escreve o Bruno Roseiro na crónica, lembrando depois que são já 20 anos a 'Battar' na mesma tecla. Na Luz, a festa fez-se com momentos arrepiantes e os aplausos de Madonna entre muitos famosos.



Outra informação importante
No resto da actualidade, é o Orçamento do Estado (e as negociações à esquerda que ele envolve) a dominar as notícias. Os primeiros números macro são revelados pelo Nuno André Martins: o Governo prevê um crescimento de 2,6% este ano, mas admite um abrandamento em 2018.



E enquanto o Orçamento se discute nos gabinetes do Parlamento, a contestação sobe de tom na rua. A CGTP anunciou uma grande manifestação para 18 de novembro no regresso aos protestos à séria (culpa dos resultados comunistas nas autárquicas); os médicos iniciam hoje o primeiro dia de uma série de greves (em entrevista à Marlene Carriço, o sindicalista Jorge Roque da Cunha lembra que já deram "dois anos ao Governo"); e o PCP exige medidas concretas para os enfermeiros (o outro sector da saúde em guerra).

Sobre a mobilidade social em Portugal, a Fundação Francisco Manuel dos Santos revela hoje um estudo que mostra um país onde as mulheres estão em alta, compensa estudar, mas a carteira encolhe.

No dia Mundial da Obesidade, o coordenador da Plataforma Nacional contra a Obesidade e diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção Geral da Saúde, dá pistas de como, em todo o mundo, se chegou a este problema de saúde pública numa outra entrevista da Marlene. O JNacrescenta que há mais obesos à espera de cirurgia.

Na Educação, vem uma exigência de Bruxelas a Portugal. Segundo o DN, a UE quer a contratação de (mais) professores veiculada ao (maior) êxito dos alunos.

Nota ainda para como a Altice (ex-PT) está a contornar a lei: escreve o Público que os trabalhadores sem funções são mandados para casa.

Nos EUA, o escândalo sexual envolvendo o produtor Harvey Weintein não pára de crescer. As atrizes Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow confessaram ao The New York Times que também foram assediadas e contam como tudo acontecia. Juntam-se assim a um grupo que já incluia Meryl Streep, Glenn Close, Judi Dench e Kate Winslet. E enquanto Hillary Clinton Obama pediam que o produtor de Hollywood fosse responsabilizado, a mulher deixava-o.

Os nossos especiais

Nos 100 anos da Revolução Russa, o José Carlos Fernandes parte do livro de Helen Rappaport para contar como os estrangeiros que viviam em Petrogado viveram o ano que mudou a História.

A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre a independência suspensa da Catalunha: "Puigdemont não baixou a guarda. Apenas “suspendeu” o processo, o que não pressupõe uma marcha atrás. Falou em “diálogo”, o que não envolve um compromisso".
  • Manuel Villaverde Cabral também escreve sobre a Catalunha: "Ninguém de boa-fé ignora que uma «declaração unilateral de independência» significaria automaticamente a saída da Catalunha da UE, apesar de os líderes do «procès» terem escamoteado o facto até agora".
  • Maria João Marques escreve sobre a direita: "Façam lá o que entenderem com o PSD, mas saibam que não só há direita por cá como há um magote de gente pouco ideológica que vota sem nenhum problema num partido de direita se o líder for convincente".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o Nobel da Economia: "No fim dos anos 70, Richard Thaler veio dizer-nos que nem todos os agentes eram racionais. Mas Thaler vai mesmo mais longe e argumenta que a regra é não sermos racionais, homens e tudo".
  • José Manuel Moreira e André Azevedo Alves também escrevem sobre o Nobel da Economia: "Trata-se de revelar a premissa omissa na agenda progressista: a noção de que o Estado se encontra investido da autoridade de um senhorio público com inquestionável poder de domínio sobre a sociedade".
  • José Manuel Fernandes, numa opinião em vídeo, fala do ataque à estátua do Padre António Vieira: "Querem varrer as nossas referências para construírem uma nova narrativa a partir de uma tábua rasa, onde possam impor a sua ideologia".
Notícias surpreendentes
O livro dá 101 sugestões de filmes para se ver antes de crescer. A Ana Cristina Marques agitou as propostas e enquanto ia preparando as pipocas retirou lá de dentro 15 ideias para pais e filhos verem juntos. E separou-as por idades.

Chama-se Lydia e é uma carteira digital que quer revolucionar os pagamentos online. Depois de já ter conseguido conquistar um milhão de utilizadores, chega finalmente a Portugal.

Está a ver aquelas imagens de Putin sem camisa, a pescar e a andar a cavalo no meio da natureza? Parece que são só uma fachada para o presidente russo dizer que faz umas férias simples, no campo. Alexei Navalny, o seu grande rival, decidiu alugar um drone e fotografar e filmar a mansão de luxo onde realmente Putin descansa. Imagens e vídeo tornaram-se virais.

Acabo com um mergulho na história, através do álbum de fotos das grandes expedições da National Geographic. São imagens nunca antes vistas das primeiras viagens do homem à Antártida, ao Pólo Norte e à China por explorar.

Num dia que continuará marcado pelos acontecimentos políticos em Espanha, mas também pela apresentação oficial da candidatura de Rui Rio à liderança do PSD (já com Santana Lopes como adversário), vamos voltar a ter um dia agitado das notícias. É só passar pelo Observador para se manter atualizado

Boa quarta-feira, feliz e produtiva
(deixo-vos com Ana Bacalhau)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário