segunda-feira, 8 de maio de 2017

Continente com níveis muito elevados de UV. Chuva volta amanhã

A previsão para hoje aponta para uma pequena subida de temperatura nas regiões Norte e Centro. Mas amanhã volta a descer e regressa a chuva, que se deverá prolongar até ao fim da semana
Resultado de imagem para Continente com níveis muito elevados de UV. Chuva volta amanhã
Todas as regiões de Portugal continental apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o Instituto, as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Vila Real, Viseu, Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, Funchal e Porto Santo (Madeira).
As exceções são Ponta Delgada (ilha de S. Miguel, Açores), Angra do Heroísmo (Terceira), Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) que estão em risco 'elevado' de exposição à radiação UV.
Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade na região Norte durante a tarde, vento fraco, soprando temporariamente moderado, de nordeste nas terras altas até meio da manhã e de noroeste no litoral oeste durante a tarde.
A previsão aponta ainda para uma pequena subida de temperatura nas regiões Norte e Centro.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado a partir do meio da tarde, períodos de chuva a partir do meio da tarde, aumentando de intensidade no final do dia.
O Instituto prevê também vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas a partir do final da tarde.
Para os Açores, o IPMA prevê para o grupo ocidental (Flores e Corvo) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes na madrugada, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento oeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora.
Para o grupo central prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 60 quilómetros por hora.
No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros que pontualmente poderão ser aguaceiros fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 60 quilómetros por hora.
Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 15 e 26 graus Celsius, no Porto entre 12 e 26, em Vila Real entre 13 e 28, em Viseu entre 14 e 28, em Bragança entre 11 e 28, em Coimbra entre 13 e 29, na Guarda entre 13 e 24, em Castelo Branco entre 14 e 29, em Santarém entre 13 e31, em Évora entre 11 e 29, em Beja entre 12 e 29, em Faro entre 15 e 26, no Funchal entre 18 e 23, em Ponta Delgada entre 14 e 17, na Horta entre 13 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 18.
A partir de amanhã, há uma descida da temperatura e o regresso da chuva, a qual se deverá prolongar até ao fim da semana.
Fonte: Lusa
Foto: GLOBAL IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário