sábado, 16 de março de 2019

Ciclone IDAI entrou por Dondo e está a fustigar Sofala, Manica, Zambézia, Tete e Inhambane

O Ciclone tropical Intenso IDAI, de categoria 4, já está em Moçambique onde entrou pelo distrito de Dondo, na província de Sofala, e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) deverá baixar de intensidade para a categoria 3.
Com ventos muito fortes (160 a 190 quilómetros por hora), acompanhados por chuvas muito fortes (mais de 150 milímetros em 24 horas) e trovoadas severas este sistema já está influenciar o estado de tempo em todos os distritos das províncias de Sofala e Manica; nos distritos de Chinde, Luabo, Inhassuge, Mopeia, Nicoadala, Maquival, Mocubela, Mulevala, Milange, Dere, Morrumala, Mocuba e Cidade de Quelimane (na província da Zambézia); nos distritos de Changara, Mutarara, Doa, Marara, Cahora Bassa, Moatize, Chiuta e Cidade de Tete (na província de Tete); e também nos distritos de Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Massinga (na província de Inhambane).
O INAM prevê também a continuação de ocorrência de chuvas moderadas a fortes (30 a 50 mm/24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas a norte nas províncias de Niassa,Cabo Delgado e norte de Tete.
Entretanto para as províncias Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros ou chuvas fracas. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado.
Eis as temperaturas previstas:
Cidade
Tempo
Máx ºC
Mín ºC
Maputo
32
22
Xai-Xai
30
23
Inhambane
30
26
Vilankulo
28
24
Beira
27
19
Chimoio
25
20
Tete
36
24
Quelimane
32
25
Nampula
34
23
Pemba
33
25
Lichinga
28
16
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário